Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública/ Educational activity for teaching neuroscience to scholar of the public network

Higor Dantas Gonçalves Carvalho, Juliana Maria Chianca Lira, Arthur Leite Lessa, Vívian Fernandes dos Santos, Arthur Valido Deda, Larissa Maria Cardoso Lima Rodrigues, Marcelo Vitor Costa Paes, Maria Carolina Oliveira Santos, Cidson Leonardo Silva Junior, Thalyta Porto Fraga, Byanka Porto Fraga, Diogo Costa Garção

Abstract


Introdução. “Desvendando o Cérebro” é uma atividade criada com a finalidade de difundir e oportunizar o conhecimento acerca de processos biológicos do corpo humano por meio de uma abordagem lúdico educativa, de modo a fornecer correlações com as práticas do dia-a-dia do público alvo, estudantes das escolas públicas do estado de Sergipe e, dessa forma, potencializar e sedimentar seu processo de aprendizagem. Objetivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do conhecimento sobre o sistema nervoso central para estudantes de escolas públicas do estado de Sergipe pré e pós intervenção lúdico-prática. Método. Foram realizadas oito visitas mensais em escolas públicas de Sergipe, com 400 alunos do ensino fundamental e médio, os quais foram submetidos a atividades teórico-práticas, como exposição orientada de peças anatômicas do encéfalo e montagem de quebra-cabeça superdimensionado do cérebro, além de avaliações teóricas antes e após a realização da ação do projeto. Os instrumentos de avaliação, pré e pós atividades, foram idênticos e compostos por 10 questões objetivas, referentes ao Sistema Nervoso Central, de modo que as respostas corretas de cada aluno foram pontuadas em uma escala de 0 a 100. A análise estatística foi realizada através do teste t-student, considerando um nível de significância de p<0,05. Resultados. Observou-se aumento estatisticamente significativo do desempenho dos alunos (p<0,05) durante o pós-teste (61%) em relação ao pré-teste (46%), apontando uma efetividade objetiva das ações realizadas, através da apreensão a consolidação das informações transmitidas durante as atividades. Conclusão. Os resultados sugerem que a atividade lúdico-educativa “Desvendando o Cérebro” pode potencializar a aprendizagem do conhecimento neuroanatômico para os alunos da rede pública do estado de Sergipe, bem como servir de instrumento consolidador de tal conteúdo multipotencial e com relevância teórico-prática.


Keywords


Anatomia. Sistema nervoso central. Educação. Aprendizagem. Conscientização.

References


AMRAN, Muhammad Syawal, et al. Connecting Neuroscience and Education: Insight from Neuroscience Findings for Better Instructional Learning. Journal for the Education of Gifted Young Scientists. 2019 Jun 1;7(2):341-52

CARVALHO, Higor Dantas Gonçalves et al. Percepção de escolares da rede pública sobre o sistema nervoso central após atividade lúdico-educativa. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Anatomia, 2018.

DA SILVA, Carlos Jhone Coelho; DE MELO, Anairtes Martins. Criação e aplicação de um jogo educativo como proposta de ensino aprendizagem a alunos de monitoria na área de anatomia humana geral. Fortaleza, 2019. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/index. Acesso em 25 de março de 2020.

DA SILVA, Marina Prause Mattos; MACHADO, Rui Seabra; MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Visita da neurociência à escola: uma proposta para ampliar a divulgação da neurociência. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 1, 2019.

FATTINI, Carlos Américo; DANGELO, JOSE GERALDO. Anatomia humana sistêmica e segmentar. Editora Atheneu, 3 ed., p.1-9, São Paulo, 2007.

FILIPIN, Geórgia et al. Formação continuada em neuroeducação: percepção de docentes da rede básica de educação sobre a importância da neurociência nos processos educacionais. CATAVENTOS-Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta, v. 8, n. 1, 2016.

FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta, 1998.

GAMARO, Giovana Duzzo; RODRIGUEZ, Rita de Cássia Morem Cóssio; NEVES, Maria da Graça G. Cunha; LOPES, Mariangela Heppe; DA SILVA, Adriana Lourenço. Popularização dos conceitos de neurociências durante a I semana do cérebro em Pelotas – relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, v.3, n.2, p. 3098-3104, Curitiba, 2020.

KAWAMOTO, Elisa Mári; LUNARDI CAMPOS, Luciana Maria. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 1, 2014.

MACACARE, Ohana Turcato et al. Ciência: alimento para o cérebro – uma proposta multidisciplinar de popularização da ciência. Revista Diálogos, v. 22, n. 1, p. 7-18, 2019.

SACCHETTO, Karen Kaufmann et al. O ambiente lúdico como fator motivacional na aprendizagem escolar. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 11, n. 1, 2018.

SPENCER, Alexander P. Anatomia humana básica. In: Anatomia humana básica. Editora Manole Ltda, 2. ed., São Paulo, 1991.

VIEIRA, Cleyciane de Sousa et al. MÉTODOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE ANATOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-194

Refbacks

  • There are currently no refbacks.