A importância da atualização do manual de boas práticas para serviços de alimentação: um relato de experiência / The importance of updating the manual of good practices for food services: an experience report

Mariane Moreira Ramiro do Carmo, Simone Neiva Araujo, Keila da Silva Artigas Deiss, Suely Cardoso Nunes

Abstract


A alimentação coletiva vem crescendo a cada ano, impulsionada pelo aumento da procura de refeições fora de casa. Os estabelecimentos de alimentação, precisam estar preparados em capacitação e aperfeiçoamento para a melhoria dos produtos e serviços, como também na redução de perdas, aumento da competitividade e principalmente, no quesito sanitário e segurança alimentar.

Este artigo é resultante de uma avaliação em um restaurante de Campo Grande MS, com foco no Manual de Boas Práticas e aplicação do mesmo, seguindo os critérios de legislação vigente.

 

 


Keywords


Manual de boas práticas, alimentação coletiva, segurança alimentar.

References


INFOOD. Revelam dados na alimentação para 2019. Minas Gerais. 2019. Disponível em https://infood.com.br/restaurant-trends-dados-ineditos-revelam-tendencias-na-alimentacao-para-2019/. Acesso em 14/08/19.

QUEIROZ, p. w. v.; COELHO, A. b. Alimentação Fora de Casa. Viçosa MG, 2014.

ABREU, S. E.; PINTO, S.M.A. Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. Ed.6. São Paulo: Ed. Metha, 2016.

MEZOMO, B. Iracema. Os Serviços de Alimentação – Planejamento e Administração. Ed.6. Barueri SP. Manole 2015.

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 216/ 2004. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents. Acessado em 13/08/2019.

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 275/ 2002. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents. Acessado em 13/08/2019.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-176

Refbacks

  • There are currently no refbacks.