Etapas do projeto conceitual para a construção de um protótipo / Steps of the conceptual project for the construction of a prototype

Katia Cilene Ayako Inomata, Mildred Patrícia Ferreira da Costa

Abstract


O desenvolvimento tecnológico que teve início após a 2ª.Guerra Mundial trouxe o desenvolvimento econômico e social e, na área da saúde, refletiu no aumento da expectativa de vida do paciente e no desenvolvimento profissional, com o incremento de novos produtos e equipamentos. O processo de desenvolvimento de produtos é utilizado para adequar o produto às condições do mercado atual, garantindo a segurança e a qualidade da assistência ao paciente. Na produção de um protótipo, o Projeto Conceitual define as soluções para os problemas do projeto e está inserido na macro-fase do desenvolvimento de produto.  Este trabalho objetivou descrever as etapas do Projeto Conceitual. MÉTODO: pesquisa bibliográfica, descritiva, centrada no referencial teórico do método de Desenvolvimento de Produto de Rozenfeld et al.(2006) RESULTADOS:  As etapas do Projeto Conceitual: Modelo funcional do protótipo ocorre a descrição física e a funcionalidade do modelo de protótipo proposto. Função total: são descritas as funções que o modelo de protótipo irá desempenhar, as principais entradas e saídas do sistema em termos de fluxo de energia, material e sinal. Desenvolvimento de princípios de solução: Inicia a passagem do abstrato para o concreto, da função à forma. Alternativas de solução para o protótipo: são descritos modelos alternativos de solução para as várias funções do protótipo.  A Fase de arquitetura é a descrição através do desenho das partes físicas que compõem o protótipo e como elas interagem. Para a Fase de análise de sistemas, subsistemas e componentes, o protótipo deverá ser submetido ao teste para análises críticas do produto, observar o ciclo de vida do produto e definir o material a ser utilizado para a fabricação. Na etapa Concepção do produto deve-se selecionar qual o melhor conceito ou modelo que atenda às necessidades.   Definir o Plano macro do processo corresponde à identificação de processos de fabricação e o ferramental a ser utilizado.  A Definição de fornecedores de matéria prima deverá ser feita após cotações com os melhores preços, e a Parceria de desenvolvimento deverá ser feita após ter registro da patente junto ao INPI. CONCLUSÃO: As enfermeiras adotam, em sua prática, muitas estratégias para resolução de problemas, inclusive com improvisações. É preciso avançar na proposta de novas tecnologias, porém, seguindo as etapas científicas das fases do projeto conceitual, que possibilita o desenvolvimento de um protótipo e o lançamento de um novo produto no mercado que venha atender a uma necessidade detectada.


Keywords


Inovação. Tecnologia. Desenvolvimento de Produto

References


CAMPOS, Natalia Bruna Dias. et al. Ferramentas tecnológicas auxiliando os enfermeiros no controle e prevenção do câncer de colo do útero. Interfaces da Educ. v.6, n.17. 2015. p.117-140.

HAYNE, Luiz Augusto. WYZE, Angela Terezinha de Souza. Análise da evolução da tecnologia: uma construção ara o ensino da ciência e tecnologia. R.Bras. Ens. Tecnol. Ponta Grossa. v.11, n.3. 2012. p.37-64.

INOMATA, Katia Cilene Ayako. Desenvolvimento de um protótipo para apoiar o membro durante o processo de antissepsia da fratura exposta. 2016. 84p. dissertação (Mestrado profissional em enfermagem) – Centro Universitário São Camilo. São Paulo, 2016.

MARTINS, Leandro Ortigoza. O segmento da medicina diagnóstica no Brasil. Rev. Fac.Cienc.Med. Sorocaba. V.16, n.3. 2014. p.139-145.

ROZENFELD, Henrique. et al. Gestão desenvolvimento de produtos. 1ª.edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2006, 1-542p.

SEVERO, Eliana Andréa. OLIVEIRA, Marcio. GUIMARÃES, Julio Cesar Ferro. Inovação de produto em uma empresa de micro-ônibus. Pretexto. v.15, n.4. 2014. p.1-18.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-124

Refbacks

  • There are currently no refbacks.