Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre morte e morrer / Knowledge of nursing academics about death and dying

Emanuel Ferreira de Araújo, Aline Cruz Esmeraldo Áfio, Ana Ofélia Portela Lima, Ingrid Liara Queiroz Sousa, Nahyanne Ramos Alves Xerez

Abstract


INTRODUÇÃO: Há pouca ênfase em questões ligadas à emoção e na preparação para lidar com o assunto morte. OBJETIVO: Identificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre as questões que envolvem a morte e morrer. METODOLOGIA: Estudo descritivo, quantitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior privada, com 81 estudantes do curso de Enfermagem. A coleta foi realizada de março a abril de 2018, através do questionário semi-estruturado. Os dados foram analisados através do software SPSS. Foi aprovada pelo Comitê de Ética da FAMETRO sob o parecer nº 2.509.993. RESULTADOS: Verificou-se que o conhecimento dos estudantes sobre morte e morrer teve uma expressiva porcentagem de acerto (82,7%). A maioria demostrou dificuldade em responder as perguntas referentes aos cuidados de enfermagem, na iminência da morte (69,1 %), e após a morte (56.8%). 60,5% sentem-se preparados para lidar com a morte no seu campo de atuação, mas questionar sua capacidade para prestar apoio familiar na morte de um ente, 61,7% afirmaram não estar preparado. CONCLUSÃO: Conclui-se que, mesmo os acadêmicos afirmando terem algum contato em relação à morte, os mesmos não estão preparados para o enfrentamento do processo de morte e morrer do paciente. E que diante de uma situação de morte, não tem medo que alguém morra na sua frente, mas não se sentem capacitado para prestar apoio familiar após morte de um ente.

 


Keywords


Tanatologia; Cuidado de enfermagem; Enfermagem.

References


BARROS, Amailson Sandro; MARTINS, Claudia Regina Magnabosco. A percepção do técnico de enfermagem sobre sua formação em Tanatologia. Revista de Psicologia da UNESP, v. 8, n. 1, p. 12-12, 2009.

BANDEIRA, Danieli et al. A morte e o morrer no processo de formação de enfermeiros sob a ótica de docentes de enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 400-407, 2014.

DUARTE, Anaísa Caparroz; ALMEIDA, Débora Vieira de; POPIM, Regina Célia. A morte no cotidiano da graduação: um olhar do aluno de medicina. Interface- Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 1207-1219, 2015.

LIMA, Patricia Costa et al. O ser enfermeiro de uma central de quimioterapia frente à morte do paciente oncológico. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 18, n. 3, p. 503-509, 2014.

WEI, Chang Yi et al. A percepção de puérperas oriundas da Atenção Primária sobre a Humanização da Assistência ao parto em um hospital de ensino. Mundo Saúde, v. 36, n. 3, p. 468-474, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-113

Refbacks

  • There are currently no refbacks.