Inserção da fisioterapia no mercado de trabalho no município de São Luiz Gonzaga. / Inserting physiotherapy in the labor market in the municipality of São Luiz Gonzaga.

Lavosie Lemos Saurim, Rodrigo Casales da Silva Vieira

Abstract


OBJETIVOS: Promover a conscientização dos alunos do ensino médio sobre a importância da fisioterapia no mercado de trabalho no município de São Luiz Gonzaga. METODOLOGIA: Este projeto de extensão foi aplicado em adolescentes do 3º ano do ensino médio de quatro escolas da rede estadual de ensino do município de São Luiz Gonzaga. As escolas em que foram desenvolvidas as ações: Instituto Estadual Rui Barbosa, Escola Estadual Leovegildo Paiva, Escola Estadual Gustavo Langsch e Escola Estadual São Luiz. Este projeto abordou quatro temáticas que foram desenvolvidas de acordo com três ações especificas. As temáticas escolhidas são fisioterapia musculoesquelética, neuromuscular e cardiorrespiratória e fisioterapia aplicada em jovens (adolescentes). Aconteceram quatro encontros consecutivos no mês, um encontro para cada temática escolhida e após sete meses, as temáticas com suas ações foram repetidas. Serão aplicadas três em cada encontro. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Todas as temáticas foram trabalhadas e executadas de forma clara e didática, tornando o objetivo do projeto compreensível para a interpretação dos jovens. Associando os temas com o dia-dia do público ouvinte, tornou-se a interpretação dos ramos da fisioterapia algo de fácil entendimento e compreensão. Despertou a curiosidade, fazendo com que duvidas aparecessem ao decorrer da aplicação do projeto e o interesse dos jovens pelo curso fosse ainda maior.

 


Keywords


Fisioterapia, adolescentes, conscientização

References


ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, 2008.

ALONSO, Kátia Morosov. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação Social, Campinas, v. 31, n. 113, dez. 2010

BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional: Estratégia Clínica. São Paulo: Martins, 7. ed. 1987.

COFFITO: https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=2344 acessado em 16 de julho de 2019.

JORDANI, P. S. et al. Fatores Determinantes na Esolha Profissional: um estudo com alunos concluíntes do ensino médio da região oeste de Santa Catarina. Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 07, n. 02, p. 25-32, 2014.

OJEDA, Beatriz Sebben; CRETZBERG, Marion. Acadêmicos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia: a escolha profissional. Revista Latino Americana de Efermagem, v. 17, n. 03, 2009.

SILVA, Mariita Bertassoni Da; FARIA, Rafaela Ramon De; FOCHESATO, Isabel Cristina De Abreu. A Orietação Profissional como Elo entre a Universidade e a Escola. Psicologia Argumento, v. 30, n. 68, p. 19-26, 2012.

VIRTUOSO JF, Haupenthal A, Pereira ND, Martins CP, Knabben RJ, Andrade A. A produção de conhecimento em fisioterapia: análise de periódicos nacionais (1996 a 2009). Fisioter Mov. 2011;24(1):173-80.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-100

Refbacks

  • There are currently no refbacks.