Uso da metodologia de Kirkpatrick para capacitação em nova tecnologia de monitorização de pressão intracraniana não invasiva para enfermeiros / Use of the Kirkpatrick methodology for training in new non-invasive intracranial pressure monitoring technology for nurses

Thais Lucy dos Santos Barros, Gustavo Henrique Frigieri Vilela

Abstract


A metodologia de Kirkpatrick é extensamente utilizada em ambientes corporativos, pois é pautada em resultados, sendo subdivida em 4 partes: avaliação de satisfação, avaliação de aprendizagem, avaliação do comportamento no trabalho e avaliação do resultado no negócio. Objetivos: O presente trabalho tem o objetivo demonstrar se a metodologia de Kirkpatrick é eficaz para treinamentos de novas tecnologias na área da saúde. Método: 40 enfermeiros de unidade de terapia intensiva receberam capacitação teórica e prática de profissionais de saúde da empresa responsável pela tecnologia, para utilização de um novo método de monitorização de pressão intracraniana não invasiva. O treinamento consistiu em aula teórica pautada na apresentação e compreensão sobre a morfologia da curva de pressão intracraniana (PIC) e suas alterações relacionadas a patologias e treinamento prático com o manejo do aparelho e validação técnica sobre o uso correto do equipamento. Os enfermeiros receberam um pré teste composto de 10 questões de múltipla escolha e pós teste composto pelas mesmas questões. Para estabelecer se o profissional treinado está apto para o uso da nova tecnologia ele deve obter uma nota igual ou superior a 8 no pós teste, além disso também é calculado a porcentagem de aquisição de conhecimento, através da análise das notas no pré e pós teste. Resultados: dos 40 enfermeiros treinados, 32,5% obtiveram no pré teste nota 8 ou 9. Outros 5% dos enfermeiros obtiveram a nota 3 (mais baixa no teste) e 57,5% dos enfermeiros ficaram com notas entre 4 e 7. Após o treinamento todos os enfermeiros obtiveram pontuações dentro do esperado para garantir a capacitação profissional no pós teste. Conclusão: O uso da metodologia de Kirkpatrick possibilitou avaliar o treinamento para introdução de uma nova tecnologia para mensuração de Pressão intracraniana não invasiva de forma eficaz.


Keywords


Educação Continuada; Capacitação em Serviço; Educação em saúde

References


Kirkpatrick DL. Evaluating Training Program: The Four Level. 2nd ed. San Francisco, CA: Berrett-Koehler Publisher; 1998.

Kirkpatrick DL., Kirkpatrick JD. Evaluating Training Programs. 3rd ed. San Francisco, CA: Berrett-Koehler Publisher; 2006.

D´Haese, TM. Correlação entre a análise da morfologia da curva de pressão intracraniana não invasiva e valores de pressão intracraniana invasiva. 2019. 39 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-098

Refbacks

  • There are currently no refbacks.