Análise logística e as expectativas dos empresários locais na implantação do Porto Espadarte para o desenvolvimento regional / Logistic analysis and the expectations of local businessman about the implementation of Porto Espadarte for regional development

Autores

  • Pablo Damasceno Reis Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

Palavras-chave:

Empresários, Porto, Expectativas, Logística e Espadarte.

Resumo

O desenvolvimento portuário tem sido utilizado como importante elemento estratégico para o crescimento econômico em várias partes do mundo, sendo importante vetor de impactos econômico e sócio-ambientais em seu entorno sendo ambiente propício a forte geração de emprego e renda no nordeste do Pará. Através desta pesquisa sugere-se a realização de novos estudos, projetos e ações em diversas secretarias, com parcerias de órgãos públicos e privados, que visem o desenvolvimento local em consonância com a sustentabilidade econômica.

Referências

Barat, J – org. – (2007): Logística e transporte no processo de globalização. Oportunidades para o Brasil. São Paulo: IEEI e UNESP.

Bogdan, R.& Biklen, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

Cardoso, C. (08 de janeiro de 2005). Atraso em portos custam US$ 1,2 milhões ao país. Folha de São Paulo - Folha dinheiro , p. 81.

Fantin, E., e Reinstein, I. (2005). Observatório da indústria: Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná. FIEP .

Fraga, A. L., e Brandalize, A. (2008). Administração de transporte: o grande diferencial logístico. Revista Ciências Empresariais .

Mallas, D. “Os portos brasileiros na globalização: uma nova geografia portuária? 120 EGAL Montevidéu, 2009.

Monié, F., e Vidal, S. M. (2006). Cidades, portos e cidades portuárias na era da integração produtiva. RAP , 975-95.

Nazaré, R. F. (2005). Tijoca o porto da discórdia. Belém: Grafinorte.

Passarinho, J. G. (23 de fevereiro de 2003). Carajás da descoberta a hoje. O Liberal . Passarinho, J. G. (julho de 1987). Força do minério. Cacex-BB .

Porto, Marcus Maia, Desenho institucional e modelos de gestão portuária: o caso brasileiro, GEIPOT, Ministério dos Transportes, Brasil, 1999.

Venturi, J. L. (2008). Bases conceituais e estruturais para a formação e desenvolvimento de redes de empresas. Rio do Sul: Nova Era.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Reis, P. D. (2020). Análise logística e as expectativas dos empresários locais na implantação do Porto Espadarte para o desenvolvimento regional / Logistic analysis and the expectations of local businessman about the implementation of Porto Espadarte for regional development. Brazilian Journal of Business, 2(2), 751–782. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/8980

Edição

Seção

Artigos