Time-driven activity based-costing (TDABC) nos congressos brasileiros: um estudo bibliométrico / Time-driven activity based-costing (TDABC) at brazilian congresses: a bibliometric study

Autores

  • Daniele da Rocha Carvalho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira
  • Rozane da Silva Carvalho do Nascimento

Palavras-chave:

Bibliometria, Bricolagem, TDABC.

Resumo

Dentre os principais métodos de gestão de custos, o Time-Driven Activity Based-Costing (TDABC) é indicado por diversos autores, como superior aos demais, em capacidade de gerar informações úteis para a tomada de decisão gerencial. Diante dessa constatação, se buscou, por meio de uma pesquisa bibliométrica, levantar a produção sobre o TDABC nos congressos brasileiros. A coleta de dados se deu nos anais, do período de 2014 a 2018, dos congressos mais importantes da área de contabilidade gerencial e de custos realizados no Brasil: Congresso Brasileiro de Custos, Congresso de Controladoria e Contabilidade Gerencial da USP e EnANPAD. É uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizada por análise bibliométrica. Utilizou-se o método da bricolagem para a análise e discussão de resultados, citando variáveis bibliométricas estudadas por alguns autores. Os resultados evidenciam que o evento com maior número de publicação sobre a temática foi o Congresso Brasileiro de Custos (87%), e dentre os benefícios da aplicação do TDABC mais identificados pelos autores, destaca-se a simplificação do modelo (33%), por ser mais adaptável e de menor tempo para implantação.

Referências

ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade Gerencial. Tradução André Olímpio Mosselman Du Chenoy Castro; revisão técnica Rubens Famá. São Paulo: Atlas, 2008.

BEZERRA, Diogo de Menezes Cortês. TDABC para custeio dos processos de aposentadoria: uma aplicação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2018.

BOISVERT, H. Contabilidade por Atividades: contabilidade de gestão-práticas avançadas. São Paulo: Atlas, 1999.

CORBETT NETO, T. Contabilidade de ganhos. São Paulo: Nobel, 1997.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

DALMÁCIO, Flávia Záboli; REZENDE, Amaury José; AGUIAR, Andson Braga. Uma Aplicação do Time-Driven ABC Model no Setor de Serviço Hospitalar: a nova abordagem do ABC proposta por Kaplan e Anderson. In: Anais do EnANPAD. 2016.

DEINANI, Roselaine; SANTOS, Sandro Rogério; KALNIN, Joanir Luís. Aplicação do método TDABC–time-driven activity-based costing em uma propriedade da agricultura familiar. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2015.

FERREIRA, Luis Fernando Filardi et al. Fatores Associados à Mortalidade Precoce de Micro e Pequenas Empresas da Cidade de São Paulo. Encontro da ANPAD, v. 22, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Custeio baseado em atividade e tempo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

KAPLAN, R. S.; COOPER, R. Custo e desempenho: administre seus custos para ser mais competitivo. São Paulo: Futura, 1998.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Editora Bookman: Porto Alegre, 2001.

MAZZUCO, Miriam Aparecida Silveira; WRONSKI, Pollyanna Gracy; ZONATTO, Vinícius Costa. Custeio Baseado em Atividades e Tempo (TDABC): um estudo em uma instituição de ensino superior do sul do estado de Santa Catarina. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2017.

MISTURINI, Fabiano; SANTOS, Sandro Rogério; KALNIN, Joanir Luís. Implementação do controle dos custos de produção através do time-driven activity based-costing. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2014.

MORGAN, Beatriz Fátima; et al. Tempo como direcionador do custo: mensuração por observação direta e entrevista. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2014.

NAKAGAWA, Masayuki. ABC: Custeio baseado em atividades. São Paulo: Atlas, 1994.

NEIRA, Marcos Garcia; LIPPI, Bruno. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, p. 607-625, 2012.

OLIVEIRA, Joébeo Ramos; OLIVEIRA, Saulo Barbará. Mensuração do custo das atividades de um Centro de Pesquisas utilizando o TDABC. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2014.

PEREIRA, Francisco Isidro; OLIVEIRA, Felipe Teixeira. Modelagem do Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC) em uma Empresa Prestadora de Serviços de Reciclagem de Plásticos. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2016.

PROVENZANO, Márcio; et al. Análise da percepção dos docentes quanto aos métodos baseados em atividades. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2016.

RODRIGUES, Evaldo Zeferino; SILVA, Wendel Alex Castro; ARAÚJO, Elisson Alberto Tavares. Custeio Baseado em Atividade e Tempo-TDABC: estudo de caso em uma instituição de ensino superior particular. In: Anais do Congresso de Controladoria e Contabilidade da USP. 2014.

SILVA, Derik Harisson Leite et al. TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING: Um estudo no 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Campina Grande na Paraíba. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2014.

SOUZA, Flávia Renata; BORGERT, Altair. Tempo e unidade de rede: equivalência de produção em serviços de telecomunicações. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2014.

SOUZA, Laura Louise Santos de. Estudo bibliométrico dos artefatos de controladoria: triênio 2015-2017 nos Periódicos CAPES Qualis A2 e B2/ Laura Louise Santos de Souza. Natal, 2017.

WERNKE, Rodney; et al. Planilha de custos para empresa de costura industrial terceirizada pelo método TDABC. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2014.

WERNKE, Rodney; JUNGES, Ivone; LEMBECK, Marluce. Comparativo entre os métodos UEP e TDABC: estudo de caso. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2014.

ZAMBON, Edson Pedro; ZORZO, Lucas Seffrin. Custeio baseado em atividades e tempo (TDABC): Um estudo bibliométrico em congressos nacionais time-driven activity based costing (TDABC). In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-CBC. 2013.

Downloads

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Carvalho, D. da R., Oliveira, R. M. A. de, & Nascimento, R. da S. C. do. (2020). Time-driven activity based-costing (TDABC) nos congressos brasileiros: um estudo bibliométrico / Time-driven activity based-costing (TDABC) at brazilian congresses: a bibliometric study. Brazilian Journal of Business, 2(2), 689–707. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/8832

Edição

Seção

Artigos