O Balanced Scorecard e sua aplicação na governança de tecnologia da informação / The Balanced Scorecard and Its Application in Information Technology Governance

Rodrigo da Silva Montes, Maura Regis da Silva

Resumo


As empresas, de um modo geral, necessitam avaliar sua performance para que seja possível atingir suas metas por meio de uma visão global e estratégica. A visão estratégica é aquela na qual a empresa utiliza uma perspectiva em relação ao futuro almejado. Deste modo, várias metodologias foram desenvolvidas como, por exemplo, a do Valor Econômico Adicionado, mas esta pesquisa irá se deter na aplicação da metodologia dos Indicadores Balanceados de Desempenho, sendo esta de natureza gerencial que usa indicadores e mapas estratégicos para auxiliar o gestor a implementar a estratégia. Ela é utilizada para contribuir na gestão estratégica voltada para o crescimento tanto financeiro quanto em qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. O Balanced Scorecard é usado por muitas empresas a fim de medir o desempenho, alinhar a execução das tarefas à estratégia e como ferramenta de gestão estratégica a longo prazo. Ele foi evoluindo com o tempo. Inicialmente, ele era apenas uma ferramenta de aferição do desempenho empresarial. Ainda assim, trouxe vários benefícios para as corporações, por se tratar de um método inovador e mais consistente para se medir o desempenho. Antigamente, para se medir o desempenho de uma empresa ou órgão do governo, os sistemas métricos se baseavam nos ativos tangíveis deles, ou seja, nos bens materiais das empresas e no financeiro. Porém, com o tempo, esses ativos deixaram de representar fielmente a performance e foi necessário que novas metodologias de avaliação do desempenho fossem elaboradas. Esta pesquisa irá se basear na Metodologia do Balanced Scorecard, comentando sobre sua funcionalidade e explicando como ela é aplicada, qual é a sua estrutura e sua importância para a Governança de Tecnologia da Informação. É sabido que toda organização precisa estar inserida no mercado, gerando valor a seus serviços e evoluindo conforme novas tendências vão surgindo. Por esse motivo, a presente pesquisa visa realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a metodologia Balanced Scorecard como meio para auxiliar na medição do desempenho e, deste modo, poder ter uma base que sirva como ponto de partida para que possam ser criados planos de ação que atinjam as metas da organização. Foi observado que a utilização da metodologia Balanced Scorecard é recomendável pelo fato dela ser bastante consistente e conter literatura vasta que dá suporte a sua aplicação tanto pela Governança da Tecnologia da Informação quanto de modo geral.

Palavras-chave


Balanced Scorecard, BSC, Projetos, Tecnologia da Informação, Estratégia.

Texto completo:

PDF

Referências


FARIA, Rubens Tavares de. A Gestão Estratégica com o Uso do Balanced Scorecard como Diferencial Competitivo no Setor Supermercadista. Juiz de Fora: UFJF, 2007, 54 p. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2016.

FILGUEIRAS, Aline de Almeida; BARROS, Luana Paula de Souza; GOMES, Josir Simeone. O processo de implantação do Balanced Scorecard em uma empresa Estatal brasileira: o caso Petrobras. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 45-57, jan./mar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2016.

KALLÁS, David; COUTINHO, André Ribeiro. Gestão da Estratégia: experiências e lições de empresas Brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LEBREIRO, Mariana Clarkson. Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: IBMEC, 2002, 84 p. Disponível em:

Balanced_Scorecard.pdf>. Acesso em: 28 mai. 2016.

MOREIRA, Fábio Fontanela; SEDRANI, Luiz Gustavo Monteiro; LIMA, Roberto de Campos. O que é Balanced Scorecard: A evolução do BSC de um sistema de indicadores para um modelo de gestão estratégica. 2013. Disponível em: < http://www.3gen.com.br/uploads/

O_que_é_Balanced_Scorecard1.pdf >. Acesso em: 28 mai. 2016.

MOURA, Luciana Leitão. Proposta de elaboração do Balanced Scorecard em uma empresa de construção civil. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2016.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Balanced Scorecard: uma análise da produção acadêmica brasileira na área de administração. Lavras: UFLA, 2008, 176 p. Disponível em: < http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/2490/1/DISSERTAÇÃO_Balanced%20scorecard.pdf >. Acesso em: 28 mai. 2016.

SILVA, Leandro Costa da. O Balanced Scorecard e o processo estratégico. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 61-73, out./dez. 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2016.

SISP. Estratégia Geral de Tecnologia da Informação 2011-2012. Brasília: SISP, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.