Redução do tempo de produção em uma indústria farmacêutica / Production time reduction in a pharmaceutical industry

Felipe Escolaro Oliveira, Erick Rodrigo de Lima, Rosilda do Rocio do Vale

Resumo


O presente estudo é uma pesquisa de campo, realizado em uma empresa do ramo farmacêutico, a qual está localizada na cidade de São José dos Pinhais no estado do Paraná, e teve como objetivo reduzir o tempo de produção e atender a meta estipulada pela empresa que é de 40 minutos. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista informal com o gerente logístico, a observação participativa realizada por um dos autores que trabalha na empresa, pesquisa documental em documentos fornecidos pela empresa e brainstorming entre os autores e a equipe de logística e de produção, foram identificadas doze causas, sendo que cinco foram priorizadas utilizando a Matriz GUT. Para buscar alternativas de soluções para elaborar o plano de ação foi realizado o benchmarking em uma empresa do ramo logístico, brainstorming entre os autores e equipe de logística e produção e pesquisa em artigo científico e foi utilizado o 5W2H para elaborar o plano de ação. Das seis ações apresentadas,  já foi atualizado os critérios da cronoanálise, adquirida uma paleteira semi automática, substituidos os documentos manuais do procedimento de controle de qualidade para planilhas eletrônicas e foi contratado um colaborador para o setor de compras. Porém as ações reorganizar o layout do armazém e elaborar um fluxo de compra simplificado, estão prevista para serem implantadas em 2021. Com a implantação dessas quatro ações o tempo médio de produção reduziu de 53 minutos para 20 minutos, apresentando um ganho de 33 minutos o que correspode a 62% e ficando 50%  abaixo da meta definida pela empresa que é 40 minutos.


Palavras-chave


Processos logísticos. Gestão de produção. Parada de produção.

Texto completo:

PDF

Referências


CAVALCANTE, Eliacy. Gestão da Produção. São Paulo: Editora Perason, 2014.

CHASE, Richard B.; AQUILANO, Nicholas J. Gestão da produção e das operações: perspectiva do ciclo de vida. Lisboa: Editora Monitor, 1995

RAKSA, Francini. Estudo para redução do índice de divergência nos pedidos de compras de matérias em uma indústria CI. XI Congresso nacional de excelência em gestão 13 e 14 de agosto de 2015.

PARANHOS FILHO, Moacir. Gestão da Produção Industrial. Curitiba: Editora Ibpex, 2007.

FUSCO, José Paulo Alves. SACOMANO, José Benedito. Operações e gestão estratégica da produção, São Paulo: Editora Arte e Ciências,2007.

GOMES, Diogo. MARTINS, Lyllyan A. N; ALMEIDA, Thaís. A importância do gerenciamento de estoque: um estudo de caso sobre gargalos encontrados em um supermercado de Araguaína – Tocantins. XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”. Maceió: Editora UFES, 2018.

JUSTA, Marcelo. Gestão de mudanças & lean manufacturing: Transformando operações em vantagens competitivas sustentáveis. 1.ed, Curitiba: Editora APPRIS ,2016.

KIPPER, Liane Mahlmann; ELLWANGER, Magali Carolina; JACOBS, Guilherme; NARA, Elpídio Oscar Benites; FROZZA, Rejane. Gestão por processos: Comparação e análise entre metodologias para implantação da gestão orientada a processos e seus principais conceitos. São Paulo: Editora Tecnológica, 2011.

PACHECO, Milton Gomes. Gestão sistêmica de custos e estratégias de manufatura: Fio condutor de um modelo integrado. Curitiba: Editora APPRIS, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n4-016

Apontamentos

  • Não há apontamentos.