Análise de ações através de indicadores contábeis: o caso da empresa duratex s.a. na bolsa de valores / Analysis of actions through accounting indicators: the company's case duratex s.a. on the stock exchange

Wagner Santana Pires, Fernando Pacheco

Resumo


Os investidores do mercado de ações possuem variadas formas de análise para escolha das ações, porém é importante conhecer as características deste mercado e da empresa em que irão investir. O objetivo deste estudo é analisar as ações da empresa DURATEX S.A. na bolsa de valores com base nos indicadores contábeis do período estudado. Os procedimentos metodológicos envolvem pesquisa analítica e descritiva, mediante a isso, através da análise fundamentalista com o uso de demonstrativos contábeis, se tem a análise de indicadores de rentabilidade que demonstram a saúde financeira da empresa, podendo ser usada para fazer uma previsão de resultados futuros e consequentemente retorno financeiro aos investidores. Neste estudo é apresentado uma análise fundamentalista da empresa DURATEX S.A. acompanhando a variação de preço das ações na bolsa de valores após decisões e mudanças administrativas internas no período de 01 de janeiro de 2019 até 30 de setembro de 2020. Essa análise, denominada de fundamentalista, é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão do investidor, quando este tem a intensão de negociar papéis no mercado de ações ou selecionar empresas para formar uma carteira de investimentos. No Brasil, as ações (menor parte acionária de uma empresa de capital aberto) são negociadas na bolsa de valores (B3).  Este estudo foi fundamentado a partir de dados que são disponibilizados pelas próprias empresas em seus websites. Os indicadores que foram utilizados para realização da análise fundamentalista neste estudo foram os seguintes: ROE, VPA, P/VPA, DP, DY, LPA e PSR. Assim, a conclusão após as análise dos indicadores das ações da empresa estudada indicam que é uma boa opção de investimento para longo prazo.


Palavras-chave


Mercado de ações, Indicadores, Investimento.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUILLAR, Beatriz. Home Broker: entenda o que é e como utilizá-lo para investir na Bolsa, 2019. Disponível em: https:blog.clear.com.br/home_broker_o_que_e

Acesso em: 10 fev. 2020.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BEUREN, Ilse Maria. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CALEGARI, Denilson Ademir. Bolsa de valores: o que é, como funciona e como investir, 2018. Disponível em: https:btgpactualdigital.com/blog/investimentos/tudo-sobre-bolsa-de-valores. Acesso em: 9 de jan. 2020.

DEBASTIANI, Carlos Alberto; RUSSO, Felipe Augusto. Avaliando Empresas Investindo em Ações. 1. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2008.

ELDER, Alexander. Aprenda a Operar no Mercado de Ações. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Alta Books, 2005.

HOBARTH, L. L. Modeling the relationship between financial indicators and company performance. An empirical study for US-listed companies. Doctoral thesis, WU Vienna University of Economics and Business, Vienna, Austria, 2006.

KAVESKI, I. D. S. Grau de relacionamento entre indicadores de mercado de capitais, os indicadores econômicos-financeiro e o retorno da ação nas empresas brasileiras. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil, 2013.

LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira. Fundamentos do Mercado de Capitais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LUQUET, Mara; ROCCO Nelson. Guia Valor Econômico de Investimentos em Ações. 1. ed. São Paulo: Globo, 2005.

MARTANI, M. D., & KHAIRURIZKA, R. The effect of financial ratios, firm size, and cash flow from operating activities in the interim report to the stock return. Chinese Business Review, 8(6), 44-55, 2009.

MELLAGI FILHO, Armando; ISHIKAWA, Sérgio. Mercado Financeiro e de Capitais.

ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOURA, Júlia. Brasileiro garante alta de 32% da Bolsa em 2019, 2019.

Disponível em: https:folha.uol.com.br/mercado/2019/12/brasileiro-garante-alta-de-32-da-bolsa-em-2019. Acesso em: 07 de mar. 2020.

PALEPU, Krishna G. Business analysis & valuation: using financial statements: text and cases. 1. ed. Cincinnati: South-western college publishing. 2000.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PONTES, Felipe. Dividend Payout: entenda os problemas e como calcular a taxa de distribuição de dividendos, 2019.

Disponível em: https:tradersclub.com.br/tc-school/mercado-de-acoes/dividend-payout

Acesso em: 02 de fev. 2020.

PRATES, Wlademir Ribeiro. O que são índices de rentabilidade e lucratividade, 2017. Disponível em: https:wrprates.com/o-que-sao-indices-de-rentabilidade-e-lucratividade

Acesso em: 20 de fev. 2020.

REIS, Tiago. P/VPA: importante indicador para a análise de um investimento, 2017. https:sunoresearch.com.br/artigos/p-vpa. Acesso em: 01 de fev. 2020

REIS, Tiago. Saiba o que é a BM&F a bolsa de mercadorias e futuros, 2018. Disponível em: https:sunoresearch.com.br/artigos/preco-lucro. Acesso em: 01 de fev. 2020.

REIS, Tiago. VPA: o que é e como analisar o Valor Patrimonial por Ação de uma empresa, 2018. Disponível em: https:sunoresearch.com.br/artigos/valor-patrimonial-por-acao

Acesso em: 01 de fev. 2020

ROTELLA, R. P. The Elements of Successful Trading. 1. ed. New York: Institute of Finance Simon&Schuster, 1992.

SANTOS, V. A. dos. Um modelo de análise fundamentalista de ações de instituições financeiras brasileiras. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasi, 2017.

TREVISAN, Karina. 65% das pessoas que guardam dinheiro escolhem poupança, diz pesquisa, 2019. Disponível em: https:sindifico.org.br/pub/7713

Acesso em :15 de fevereiro, 2020

VOGLINO, Eduardo. O que é índice Price Sales Ratio (PSR) e Como Achar Ações Baratas, 2020. Disponível em: https:comoinvestir.thecap.com.br/o-que-e-prices-sales-ratio-psr-acoes. Acesso em: 10 de jun. 2020.

VOGLINO, Eduardo. O que é o Preço sobre Valor Patrimonial da Ação (P/VPA), 2020. Disponível em: https:comoinvestir.thecap.com.br/o-que-e-preco-sobre-valor-patrimonial-da-acao-pvpa. Acesso em: 01 de fevereiro de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n4-013

Apontamentos

  • Não há apontamentos.