Aplicação do lean office em uma indústria de grande porte do setor de energia / Lean office application in a large industry in the energy sector

Lucas Moraes dos Santos, Matheus Binotto Francescatto, Cristiano Roos

Resumo


A utilização de metodologias que visem a otimização de processos e a busca pela eliminação de atividades que não agregam valor ao produto é essencial para o crescimento de uma empresa. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é reduzir e eliminar desperdícios no fluxo de valor de informações referentes ao processo de separação de materiais de uma indústria de grande porte através da metodologia do Lean Office. Para tal, implementou-se a abordagem proposta por Tapping e Shuker, a qual consistiu na análise do estado atual da planta industrial, identificação das oportunidades de melhorias, análise do estado futuro e criação dos planos de ação. O resultado final obtido foi a otimização do processo de separar os materiais no almoxarifado de acordo com a ordem de produção a ser realizada e levá-los até ao posto de trabalho necessário. Como conclusão, pode-se afirmar que o objetivo principal do trabalho foi atingido a partir da implementação da abordagem de Lean Office.


Palavras-chave


Lean Office, Fluxo de informações, Eliminação de desperdícios.

Texto completo:

PDF

Referências


GUPTA, Shaman.; JAIN, Sanjiv. A literature review of lean manufacturing, v. 8, n. 1, p. 241-249, 2013.

HERKOMMER, J.; HERKOMMER, O. Lean Office System. Zeitschrift fuer Wirtschaftlichen Fabrikbetrieb, v. 101, n. 6, p 378-381, 2006.

LIKER, Jeffrey. The Toyota Way: 14 management principles from the world’s greatest Manufacturer. New York: Mcgraw Hill Professional, 2004.

LIKER, Jeffrey.; FRANZ, James. The Toyota Way to Continuous Improvement: Linking Strategy and Operational Excellence to Achieve Superior Performance. New York: Mcgraw Hill Professional, 2011.

MCARDLE, Colin. 10 BENEFITS OF APPLYING A LEAN METHODOLOGY. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2020.

McMANUS, Hugh. Product development value stream mapping (PDVSM) manual. Cambridge: The Lean Aerospace Initiative, 2005

PEREIRA, Jucilene.; PACHECO, Perina. A gestão do conhecimento para a melhoria contínua no processo produtivo. Disponível em: . Acesso em: 04 jan. 2021.

ROOS, Cristiano.; SARTORI, Simone.; PALADINI, Edson. Uma abordagem do Lean Office para reduzir e eliminar desperdícios no fluxo de valor de informações e conhecimentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 31., 2011. Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Minas Gerais: ABEPRO, 2011.

RYMASZEWSKA, A. The challenges of Lean manufacturing implementation in SMEs. Benchmarking: An International Journal, v. 21, n. 6, p. 987-1002, 2014.

TAPPING, Don.; SHUKER, Tom. Lean Office: gerenciamento do fluxo de valor para áreas administrativas – 8 passos para planejar, mapear e sustentar melhorias Lean nas áreas administrativas. São Paulo: Editora Leopardo, 2010.

WOMACK, James.; JONES, Daniel. A mentalidade enxuta nas empresas - elimine o desperdício e crie riqueza. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n4-010

Apontamentos

  • Não há apontamentos.