Potencial exportador e oportunidades para a internacionalização de empresas da região norte do Rio Grande do Sul/Brasil Potencial exportador e oportunidades para a internacionalização de empresas da região norte do Rio Grande do Sul/Brasil / Export potential and opportunities for the internationalization of companies in the north of Rio Grande do Sul/Brazil

Adriana Troczinski Storti, Silvana Saionara Gollo, Keila Cristina da Rosa, Marcos Antônio Cezne, Glaucia Karina Martofel

Resumo


No atual contexto competitivo vivenciado pelas organizações há a exigência de desenvolver competências de gestão, incluindo aspectos operacionais e de acesso a mercados, sobretudo internacionais. Informações sobre os mercados-alvos do processo de internacionalização são recursos estratégicos, em especial, quanto aos setores, produtos e países que melhor trariam vantagens diferenciais. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o potencial exportador e oportunidades à internacionalização de empresas de pequeno e médio porte de diferentes setores da região Norte do Rio Grande do Sul, considerando os produtos ofertados, tecnologias empregadas, condições logísticas e comunicação com o mercado consumidor. A pesquisa classifica-se como aplicada, qualitativa e bibliográfica. A pesquisa bibliográfica e a experiência dos integrantes da empresa parceira, permitiram o desenvolvimento de material escrito com orientações sobre o composto de marketing para a internacionalização e prospecção de países para a atuação internacional, dado o potencial exportador identificado na região. O diferencial deste estudo é decorrente da parceria entre uma Instituição de Ensino, o IFRS-Campus Erechim e a uma empresa de consultoria internacional - How2Go - localizada em Madrid/Espanha, que conta com unidades em mais 14 países, que colaborou com dados primários sobre oportunidades e cenários internacionais dirigindo às empresas da região Norte do RS. Com o apoio da empresa parceira, realizou-se um Webinar ao vivo com participantes internacionais da empresa parceira, empresários da região Norte do RS e integrantes do estudo no IFRS, com foco em mercados da América Latina e Europa, trazendo a experiência de palestrantes destes países, para orientar/capacitar as empresas rumo à internacionalização para estes mercados. Os resultados apontam o grande potencial exportador da região norte do RS, principalmente em setores metal-mecânico, vestuário, alimentos, para países como Peru, México, Colômbia e Portugal. 


Palavras-chave


Mercados Internacionais. Internacionalização. PMEs. Composto de Marketing

Texto completo:

PDF

Referências


ATSUMI, S. Y. K; VILLELA, L. E; FREITAS, J. A. B. Estratégias de Internacionalização de Empresas brasileiras: o processo de investimento externo direto. III Encontro de Estudos em Estratégia- ANPAD. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/3ES125.pdf.

BATISTA, R. F. Internacionalização de empresas: uma revisão. REAC. n.1, v.1. p.42-52, 2012.

BRASIL. Ministério das relações Exteriores- Apex Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/mre/pt-br. Vários acessos.

CAMPOS, P. S. Cartilha exportação. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais-SEBRAE/MG, 88 p, 2020.

COSTA, B; SILVA, B. R.; LADEIRA, R. Estratégias de marketing internacional e produtos de vestuário made in Bahia. V SEGeT-Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2008. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/artigos2008.php?pag=59.

CUNHA, K.; GOMES, W. P.; MAZZIONI, S. Internacionalização das empresas e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável. XIV Congresso ANPCONT. Foz do Iguaçu, 2020. Disponível em: http://anpcont.org.br/congresso-anpcont-2020/.

DONDOSSOLA. A; ZILLI, J. C; VOLPATO D; VIEIRA, A. C. P. Internacionalização de Empresas Brasileiras: o caso de uma exportadora de arroz. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 1 n. 1, 2019.

Fundação Instituto de Administração. Disponível em: https://fia.com.br/blog/internacionalizacao-de-empresas/. Acesso em: 12 de abril de 2021.

GUIMARÃES, S. K.; AZAMBUJA, L. R.. Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas Inovadoras no Brasil: Desafios do novo paradigma de desenvolvimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, nº 97, 2018.

KNIGHT, G.; MOEN, Ø.; MADSEN, T. K. Antecedents to differentiation strategy in the exporting SME. International Business Review, n. 29, 2020.

MONTEIRO, B. S. Prospecção mercadológica de exportação para a empresa Plaszom, no setor de embalagens plásticas flexíveis direcionado ao ramo alimentício. Trabalho para obtenção de título de Bacharel em Relações Internacionais. Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão/SC, 56 p., 2019.

MOURA, G. B. et.al. Internacionalização, logística, arranjos de integração e cultura. UNIVALI, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326381417_Internacionalizacao_Logistica_Arranjos_de_Integracao_e_Cultura_Colecao_Negocios_Mundiais

PORTO, J. V. J. O processo de internacionalização de empresas exportadoras da AMREC: um estudo multicaso com enfoque nos desafios e oportunidades. 2014. 123 f. TCC (Graduação em Administração de Empresas com linha específica em Comércio Exterior) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma. Disponível em: Acesso em: 12 agosto 2021.

SAMIEE, S; CHIRAPANDA, S. International Marketing Strategy in Emerging- Market Exporting Firms. Journal of International Marketing, v. 27, n. 1, p. 20-37, 2019.

SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

ZILLI, J. C. et al. Estratégias, posicionamento e redes de apoio na internacionalização de empresas exportadoras do sul de Santa Catarina. Desafio Online, v.8, n.2, p. 378-401, 2020.

ZUCATTO, L; FERASSO, M; EVANGELISTA, M. A importância das exportações para o desenvolvimento local da fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul e do Extremo-Oeste de Santa Catarina. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 9, n. 1-2, p.97-111, 2010, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n4-003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.