Estudo da organização do trabalho e sugestões de melhorias em uma empresa do setor gráfico de Rio Paranaíba – MG / Study of the organization of work and suggestions for improvement in a company in the graphic sector in Rio Paranaíba – MG

Gustavo Alves de Melo, Maria Gabriela Mendonça Peixoto, Samuel Borges Barbosa, Maria Cristina Angélico Mendonça

Resumo


Devido a grande variedade de produtos e serviços semelhantes no mercado, os consumidores estão cada vez mais exigentes ao comprar qualquer mercadoria, considerando em suas escolhas qualidade, preço e atendimento ofertados, o que torna a concorrência entre as empresas muito elevada. No setor gráfico, graças à tecnologia de máquinas sofisticadas em detrimento às atividades manuais, o mercado é ainda mais competitivo, surgindo à necessidade de fidelizar clientes de modo a superar suas expectativas, destacando-se em relação aos adversários. Para isso, é fundamental investir em ferramentas da Organização do Trabalho da Produção que auxiliem no planejamento, gestão e controle dos processos produtivos, refletindo positivamente nos resultados da organização ao empregá-las. Desse modo, o presente trabalho possui como objetivo estudar à micro empresa do setor gráfico da cidade de Rio Paranaíba, no estado de Minas Gerais, com foco na organização do ambiente de trabalho, organização de seus sistemas e métodos e melhoria contínua. O trabalho inicia-se através de pesquisas em literaturas sobre o tema e, em seguida, são definidos o objetivo, metodologia utilizada, mapeamento de processos, análise da organização e de parâmetros estruturais e resultados propostos.


Palavras-chave


Organização do Trabalho, Setor Gráfico, Mapeamento de Processos.

Texto completo:

PDF

Referências


CASPARY, Thomaz. Os principais desperdícios da produção na Indústria Gráfica. Disponível em:. Acesso em: 30 nov.2018.

CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução a Teoria da Administração. 6ª. ed. Rio

de Janeiro: Campus, 2000.

CIRIELLO, David M. Estratégias para o gerenciamento do cronograma do projeto: Dicas úteis para os gerentes de projetos e membros da equipe. Disponível em:

. Acesso em: 30 nov. 2018.

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

BON, J. V. Fundamentos do Gerenciamento de Serviços em TI baseado no ITIL. ItSMF da Holanda, 2006.

JOHANSSON, H. J. Processos de negócios. São Paulo: Pioneira, 1995.

RUMMLER, Geary A. BRACHE, Alan P. Melhores desempenhos das empresas. São Paulo: Makron Books, 1994.

SOLIMAN, F. Optimum level of process mapping and least cost business process reengineering. International Journal of Operations Production Management, p.810-816, 1999.

VILLELA, C. da Silva S. Mapeamento de Processos como Ferramenta de Reestruturação e Aprendizado Organizacional. Dissertação (Mestrado em Eng. Produção) Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n4-002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.