Diagnóstico Organizacional em um estabelecimento comercial varejista da região do Alto Paranaíba / Organizational Diagnosis in a retail establishment in the Alto Paranaíba region

Gustavo Alves de Melo, Maria Gabriela Mendonça Peixoto, Samuel Borges Barbosa, Maria Cristina Angélico Mendonça

Resumo


O objetivo deste trabalho é aplicar conceitos sobre organização do trabalho (OT) e estrutura organizacional, visando melhorias na lanchonete de um estabelecimento comercial varejista de alimentos da região do Alto Paranaíba. As metodologias utilizadas para direcionar o trabalho foram a aplicação de formulários a fim de coletar dados por meio da opinião e satisfação dos funcionários do estabelecimento em relação ao trabalho, a observação e, para a análise dos dados, um diagnóstico estrutural. Para o desenvolvimento do trabalho, buscou-se conceitos de organização do trabalho, organograma e fluxograma como base do referencial teórico. A partir disso, estabeleceu-se uma relação entre os conceitos teóricos e a realidade da organização, possibilitando a identificação de pontos fracos e sugestão de melhorias.

 


Palavras-chave


Organização, trabalho, estrutura, ferramentas.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Luis Cesar G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2011.

AZEVEDO, I. C. G. Fluxograma como ferramenta de mapeamento de processo controle de qualidade de uma indústria de confecção. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2018.

CAMPOS et. Al. A ferramenta 5S e suas implicações na Gestão da Qualidade Total. 2016. p. 2-10.

CASTRO, M. T. M. Uma aplicação dos conceitos de Organização do Trabalho para melhoria do processo produtivo de uma linha de fabricação de placas de circuito impresso. 2012. 14 p. Aplicação de Conceitos (Mestre em Administração de Produção) - Faculdades Integradas Asmec, Ouro Fino - MG, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. (2006). Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Editora Elsevier.

COSTA, A. P. R.; FERREIRA , R. C.; LEAL, F. Mapeamento de processos em uma unidade hospitalar: Proposta de Melhorias baseadas em conceitos Lean In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35., 2015, Fortaleza.

CURY, Antonio. Organização e métodos: Uma visão holística. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DAVIS, L. E. The Design of jobs. Industrial relations, 6(1)21, 1966.

DORNELLES, T. S.; GASPARETTO, V. Gerenciamento de Processos: Estudo de uma organização hospitalar catarinense RGSS: Revista de Gestão em Sistemas em Saúde, Florianópolis Vol 4. Jul/Dez 2015.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999

GOMES, D. et al. Aplicando 5S na gestão da qualidade total. São Paulo: Pioneira, 1998.

HABU, N.; KOIZUMI Y.; OHMORI Y. Implementação do 5S na prática. Campinas: Editora Icea, 1992

JORGE ABRÃO. Fluxograma. Disponível em . Acesso: 28 nov. 2018.

LAPA, R. Programa 5S. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

LIMA, L. D. F. L. Financeirização e organização do trabalho: impacto nos modelos de gestão e cultura organizacional. 2018. Aracaju - SE. p.2.

NEPOMUCENO, E. B. Diagnóstico Organizacional: Análise em uma empresa de confecção. 2016. 25 p. Portfólio (Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos)- Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Santa Luzia, 2016.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 19. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PRÉVE, Altamiro Damian; MORITZ, Gilberto de Oliveira; PEREIRA, Maurício Fernandes. Administração Pública: Organização, processos e tomada de decisões. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFFS, 2010. 186 p.

SANTOS et. Al. Cultura Organizacional, Estrutura Organizacional e Gestão de Pessoas como Bases para uma Gestão Orientada por Processos e seus Impactos no Desempenho Organizacional. 2014. Vitória - ES. p. 108.

SILVA, J. P. C. A nova organização do trabalho e a saúde do trabalhador. 2017. Vitória - ES. p. 6.

WEYLAND, A. How to attract people who are in sync with your culture: and so improve productivity, commitment and organizational performance. Human Resource Management International Digest, v. 19, n. 4, p. 29-31, 2011.

WOOD JUNIOR, Thomaz; PICARELLI FILHO, Vicente. Remuneração Estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 225 p.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n3-049

Apontamentos

  • Não há apontamentos.