Gestão empresarial: estudo de caso sobre o comportamento estratégico de uma empresa que atua no ramo de calçados em Joinville – SC / Business management: case study on the strategic behavior of a company that operates in the footwear business in Joinville – SC

Romualdo Theophanes de França Júnior, Cristiane Silva, Adelcio Machado dos Santos

Resumo


O artigo se propõe apresentar os resultados do estudo de comportamento estratégico de uma empresa que atua no mercado de venda de calçados, há mais de 35 anos, na cidade de Joinville, Estado de Santa Catarina, contextualizando as categorias estratégicas e o processo de sua elaboração. Por intermédio de entrevistas com os dois principais atores que administram a empresa, privilegiou-se a metodologia qualitativa como técnica de coleta de dados, e a análise ocorreu por avaliação do conteúdo. A pesquisa procurou destacar e reforçar conceitos no entorno da temática de administração de empresas de pequeno e médio porte, despertando para a significância que tais bibliografias podem apresentar ao gestor no planejamento estratégico e na tomada de decisão, observando o ambiente concorrencial.


Palavras-chave


Ambiente Concorrencial, Comportamento Estratégico, Gestão de Empresas de Pequeno e Médio Porte.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUILAR, F. Scanning the bussines environment. New York: MacMillan, 1967.

ANDION, M. C.; FAVA, R. Planejamento estratégico. Disponível em: . Acesso em: 16 jun.2011.

ANSOFF, I. Estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1977.

BOONE; KURTZ. Marketing contemporâneo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995.

CANCELLIER, E. L. P. L; ALBERTON, A; SILVA, A. B. Diferenças na atividade de monitoramento de informações do ambiente externo em pequenas e médias empresas: a influência do porte e da idade. ENANPAD – 2007.

______, E. L. P. L; BLAGESKI JUNIOR, E. J. Comportamento estratégico, monitoramento do ambiente, características organizacionais e desempenho em empresas de pequeno porte. XXXIII Encontro ANPAD. São Paulo, 2009.

COBRA, Marcos. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 1986.

FERREL, O. C.; HARTLINE, M. D.; LUCAS JR., G. H.; LUCK, D. Estratégia de

marketing. São Paulo: Atlas, 2000.

GIMENEZ, F. A. P. et al. Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação do modelo de Miles e Snow. RAC, v. 3, n. 2, mai/ago, 1999.

GIMENEZ, F. A. P. et al. Estratégia em pequenas empresas: uma aplicação dos modelos de Miles e Snow e Kirton nas lojas varejistas dos shopping centers de Marigá – PR. Anais do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Atibaia. Rio de Janeiro: ANPAD, 2003.

HENDERSON, B. D. As origens da estratégia. In MONTGOMERY, Cynthia A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

HALL, C. M. Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamento. São Paulo: Contexto, 2004.

HOFFMANN, V. E. Comportamento estratégico em pequenas e médias empresas de primeira e segunda geração: um estudo de multi-casos no Vale do Itajaí – Santa Catarina. Itajaí: Alcance, 2002.

______, V. E. Processo de elaboração de estratégias organizacionais: evolução em uma empresa industrial. Itajaí: Alcance, 1998.

IDENBURG, P. J. Four styles of strategy development. Long range planning. V. 26, 1993.

IDISC.NET. Planejamento estratégico. March, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2010.

MCGEE, JEFFREY E. e SAWYERR OLUKEMI O.; Uncertainty and information search activities: a study of owner-managers of small high0technology manufacturing firms. Journal of small business management, 2003.

MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: MacGraw-Hill, 1978.

MINTZBERG, H. Generic strategies: toward a comprehensive framework. In: advances in strategic management, Greenwich, 1988.

______, H; AHLSTRAND, B; LAMPEL, S. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.

______, H; LAMPEL, S.; QUINN, J.; GHOSHAL. O processo da estratégia. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

PELETEIRO, Rebeca. O que é planejamento estratégico. 10 jan. 2005. In: Administradores.com.br. O portal da administração. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2010.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

ROSSETTO, C. R.; ROSSETTO, A. M. O comportamento estratégico segundo a teoria de Miles e Snow: o estudo multicaso em três empresas familiares na indústria de construção civil – setor de edificações . In: Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. Londrina: Anais, 2001.

______, C. R.; CANCELLIER, E. L. P. L.; ROMAN NETO, J.; HOFFMANN, V. E. Comportamento estratégico em pequenas e médias empresas – um estudo multicasos em pousadas na Lagoa da Conceição – Florianópolis – S.C. Revista de Negócios, Blumenau, v. 11, n. 3, julho/setembro, 2006.

SEXTON, T. M.; NYSTROM, P. C. Factors affecting long-range planning in the small business firm. Marquette Business Review,[s.l.], v.20, n.4, p.158-165, 1976.

YASAI-ARDEKANI, M., NYSTROM, P. C. Designs for enviromental sanning systems: tests of a congingency theory. Manegement science, vol. 42, 1996.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n3-028

Apontamentos

  • Não há apontamentos.