Desafios do ensino remoto na educação de jovens e adultos na comunidade do assentamento rural companhia agroflorestal industrial do Pará – CAIP / Challenges of remote teaching in youth and adult education in the community of the rural settlement companhia agroflorestal industrial do Pará – CAIP

Autores

  • Giselle Pantoja Ferreira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Alcicléia dos Santos Pinto

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv3n3-018

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Proeja.

Resumo

A pandemia ocorrida em todo o mundo provocado pelo novo corona vírus (COVID-19) trouxe muitos desafios para diferentes setores da vida social. A educação foi duramente atingida, pois em meados do mês de março de 2020 ocorreu o fechamento das escolas públicas e privadas, havendo a interrupção das aulas presenciais, deixando milhares de crianças, jovens e adultos fora das escolas. O objetivo foi testemunhar o esforço das autoras, na condução das atividades de ensino remoto e abordar os desafios que existem em tempos de pandemia. Mostrar estratégias criadas para ajudar aos alunos a continuarem seus estudos, em uma turma do Curso Redes de Computadores Integrado ao PROEJA, no IFPA – Campus Paragominas, desenvolvido na zona rural, no assentamento da CAIP, localizada a oitenta quilômetros do centro do município de Paragominas, no estado do Pará, com metodologia participativa, onde procurou-se preservar a identidade social e cultural dos integrantes do grupo. Embora o diagnóstico realizado tenha identificado as dificuldades enfrentadas pelos discentes, 86% mostraram que os meios utilizados para aprendizagem foram satisfatórios, isso se deve principalmente pelo fato da coordenação do curso da EJA ter disponibilizado material impresso para todos os alunos que não possuíam ou tinham dificuldades com acesso à internet. A experiência permitiu conhecer as peculiaridades da turma e planejar orientações compreensivas sob um olhar dinâmico e significativas para manter a qualidade do ensino enquanto direito desses alunos traçarem novas perspectivas e transformarem suas vidas.

Referências

COSTA, Júlio Resende; MONTEIRO, Karina Jacob; DA SILVA, Cacilda; PEREIRA, Bianca Marques de Oliveira; DOS SANTOS, Ueslaine Eduarda Pereira. Educação Básica Pública em Tempos de Pandemia: um Ensaio sobre a Garantia da Igualdade no Acesso à Educação. Disponível em:

DA CUNHA, Leonardo Ferreira Farias; SILVA, Alcineia de Souza; DA SILVA, Aurênio Pereira. O Ensino Remoto no Brasil em Tempos de Pandemia: Diálogos acerca da Qualidade e do Direito e Acesso à Educação. Revista Com Censo. Volume 7, n° 3. Agosto, 2020.

NOTA TÉCNICA. Todos Pela Educação. Ensino a Distância na Educação Básica frente à pandemia da COVID-19. Disponível em: . Acesso em: 28/10/2020.

ZAJAC, Danilo. Ensino Remoto na Educação Básica e COVID-19: UM Agravo ao Direito à Educação e Outros Impasses. Disponível em:

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Ferreira, G. P., & Pinto, A. dos S. (2021). Desafios do ensino remoto na educação de jovens e adultos na comunidade do assentamento rural companhia agroflorestal industrial do Pará – CAIP / Challenges of remote teaching in youth and adult education in the community of the rural settlement companhia agroflorestal industrial do Pará – CAIP. Brazilian Journal of Business, 3(3), 2262–2267. https://doi.org/10.34140/bjbv3n3-018

Edição

Seção

Artigos