Técnicas construtivas tradicionais na usina Monte Alegre em Piracicaba-SP / Traditional construction techniques at the usina Monte Alegre in Piracicaba-SP

Chirley da Silva Araujo, Marcelo Cachioni

Resumo


A cidade de Piracicaba, localizada no interior do estado de São Paulo em território brasileiro, fez parte do berço de grande importância para o desenvolvimento agrícola de toda a região. Por meio dessa cultura, assim como sua localização estratégica, ficou conhecida em todo o país, o que atraiu a atenção de produtores açucareiros e a criação de engenhos em seu território, assim como usinas de açúcar. A Usina Monte Alegre, fundada no início do século XX, foi um espelho para outras cidades de como as tecnologias voltadas à agricultura são importantes. A implantação dessas tecnologias foi tão bem sucedida que os proprietários criaram vilas operárias e infraestrutura para abrigar os milhares de funcionários nos arredores dessas indústrias. Atualmente, a usina está inoperante, tendo apenas parte de sua área ocupada por uma fábrica de papel e celulose, porém uma grande identidade visual e arquitetônica foi deixada em Monte Alegre, assim como grande potencial para novos usos e tecnologias. Com estudos necessários sobre patrimônios industriais, sustentabilidade e novos mercados internacionais, é possível fazer com que a UMA tenha mais uma vez seu momento de ascensão e crie diversos empregos e oportunidades para a região.

 


Palavras-chave


Patrimônio industrial, sustentabilidade, Patrimônio; Monte Alegre.

Texto completo:

PDF

Referências


BALLEIRAS, Mary Helle Moda. Usina Monte Alegre - um breve histórico do lugar. Manuscrito. 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 de outubro de 1998. Disponível em: . Acesso em: 30 mai. 2016.

CACHIONI, Marcelo. Inventário do Patrimônio Cultural do Sítio Histórico Urbano da Antiga Usina Monte Alegre em Piracicaba - SP. In: Anais do I Simpósio Brasileiro de Cidade, Paisagem e a Natureza. Tupã: Editora Anap, 2020.

CAPORRINO, Amanda Walter. Na era das usinas: A Usina Monte Alegre e o desenvolvimento da agroindústria canavieira em São Paulo (1930-1964). Dissertação de Mestrado. São Paulo. USP, 2016. Acesso nov. de 2020.

CARRADORE, Hugo P. Monte Alegre. Ilha do Sol. Piracicaba: Shekinah Editora, 1996.

CHING, Francis D. K. Técnicas de construção ilustradas. 4ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DE MILITO, José Antonio. Técnicas de Construção Civil. Apostila. Disponível em: http://demilito.com.br/apostila.html. Acesso em 19 mar 2019.

ELIAS NETTO, Cecílio. Memorial de Piracicaba. Almanaque 2002-2003. Fascículos 10 e 11. Piracicaba: IHGP e Tribuna Piracicabana, 2002.

IPHAN. Carta de Atenas. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2020.

JORNAL UMA, 19/05/1940.

MIRANDA, Marcos Paulo Souza. Tutela do Patrimônio Cultural Brasileiro: Doutrina, Jurisprudência, Legislação. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

ORNELLAS, Manoelito de. Um Bandeirante da Toscana. Pedro Morganti na Lavoura e na Indústria Açucareira. São Paulo: EDART, 1967.

SEGURADO, João Emílio dos Santos. Alvenaria e Cantaria. 4ª Edição. Lisboa: Bertrand, s/d.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n3-002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.