Estudo sobre os desperdícios presentes no processo de fabricação de telhas em uma indústria de cerâmica vermelha / Study on waste present in the tile manufacturing process in a red ceramic industry

Aurelia Altemira Acuna Idrogo, Maria Clara da Cunha Bezerra, Gioconda Sunción Acuña

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo produtivo de uma indústria do segmento de cerâmica vermelha à luz da geração de desperdícios em seu processo produtivo de telhas, tomando como base teórica a redução de desperdícios e metodologia de aplicação de custos em segmento produtivo. Quanto à metodologia, classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa, utilizando-se do método estudo de caso. Para tanto, foram coletados dados primários, obtidos através do preenchimento de formulários para coleta de dados das etapas do processo produtivo durante 30 dias de produção. Também foram levantados os custos de produção e os custos de desperdício. Como resultados foram constatados: desperdício em torno de 11% no processo da maromba (secagem, desenforna e paletização); retrabalho a uma taxa de 3,28% para as telhas cruas, ou seja, que precisam voltar ao processo; emissão de poluentes como cinzas e gases (CO2); alto consumo de recursos naturais como argila, água, energia elétrica e lenha. Foram implantadas medidas para melhoria do processo que surtiram em uma redução de 2% no retrabalho das telhas cruas, apresentação de custos de desperdícios e como poderiam ser reduzidos e treinamento da equipe de produção em algumas ferramentas da qualidade para melhoria do método de trabalho e do ambiente e do ambiente de trabalho.

 


Palavras-chave


Desperdício, Industria de Cerâmica, Processo produtivo

Texto completo:

PDF

Referências


ANFACER. Perfil da produção. Disponível em: . Acesso em: 01/05/2016.

BORNIA, Antônio Cezar. Mensuração das perdas dos processos produtivos: uma abordagem metodológica de controle interno. Florianópolis: UFSC, 1995. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) PPGEP/UFSC.

BRINSON, James A. Contabilidade por atividades: uma abordagem de custeio baseado em atividades. São Paulo: Atlas, 1996.

COELHO, C. B. T. Antecipações gerenciais para a inserção de atividades facilitadoras na execução de alvenaria de tijolos cerâmicos: análise dos relatos de agentes do processo. Universidade Federal do Paraná, 2009.

ETENE/BNB. Relatório de informe setorial cerâmica vermelha do Nordeste. Fortaleza, outubro/2010.

SHINGO, Shigeo. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da Engenharia de Produção. Porto Alegre: Bookman, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.