Estudo – prática da liderança na era do conhecimento: a teoria da complexidade é a mais adequada? / Essay – the practice of leadership in the knowledge age: the complexity theory is the most suitable?

José Moreira da Silva Neto, Aloir Pedruzzi Junior, Rosigleide Reboli Cardoso

Resumo


Na era do conhecimento, que é caracterizada por um novo cenário impulsionado pelo avanço tecnológico, globalização, desregulamentação, democratização e competitividade acirrada, as organizações para sobreviverem dependem muito mais do seu ativo intelectual do que seu ativo físico. Diante desta nova era a liderança tem um papel importantíssimo no direcionamento das organizações, assim como dos seus agentes, estimulando a inovação contínua e a captura de conhecimento. Apesar do avanço no estudo da liderança, os críticos afirmam que as pesquisas nos esclarecem pouco sobre o assunto e a duração de suas utilidades são curtas, o que leva muitos a questionar se a abordagem que vem sendo utilizada nos estudos sobre liderança está correta e se é adequada para este novo cenário. Partindo da hipótese de que a teoria da complexidade é a perspectiva mais adequada para o estudo e a prática da liderança na era do conhecimento, neste ensaio teórico foi realizada uma revisão na literatura e análise teórica, com foco na relação entre a abordagem da teoria da complexidade e o estudo da liderança, com objetivo de identificar fatores que respondam por que a abordagem mais adequada para o estudo e prática da liderança na era do conhecimento é a teoria da complexidade.

 


Palavras-chave


pesquisa sobre liderança, era do conhecimento e teoria da complexidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ASHBY, W. R. Design for a brain, (2nd Ed.). New York: Wiley, 1960.

BARBOSA, Wanderley; CRISPIM, Sérgio F. As Teorias do Caos e da Complexidade na Gestão Estratégica. São Paulo: IMES, 2013.

BASS, B. M. Bass & Stogdill´s handbook of leadership: theory, research, and managerial applications. 3. ed. New York: Free Press, 1990.

CILLIERS, P. Complexity and postmodernism: Understanding complex systems. London: Routledge, 1998.

COELHO, C. Complexidade e sustentabilidade nas organizações. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de pós-graduação em Engenharia da Produção, 2001.

DAVENPORT, T. H. Knowledge work and the future of management. In W. G. Bennis G. M. Spreitzer & T. G. Cummings (Eds.), 2001.

DEMO, Pedro. Complexidade e Aprendizagem - a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo; Atlas, 2002.

FIEDLER, F. E.; CHEMERS, M. M. Liderança e administração eficaz. Trad. Jamir Martins. São Paulo: Pioneira, 1981.

GARDNER, J. W. Liderança: sucesso e influência a caminho da modernidade. Trad. Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Record, 1990.

KOUZES, James M; POSNER, Barry Z. O Desafio da Liderança. 7ª ed., Rio de Janeiro: Campus, 1997.

LOPES, Maurício C. Complexview: um framework para a produção de jogos de empresas aplicados ao desenvolvimento de liderança com base na complexidade. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção). Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarkina. Florianópolis (SC), 2011.

MARION, R.; MCKELVEY; UHL-BIEN, M. Complexity Leadership Theory: Shifting leadership from the industrial age to the knowledge era. The Leadership Quarterly, v. 18, p. 298–318, 2007.

MARION, R.; UHL-BIEN, M. Leadership in complex organizations. The Leadership Quarterly, v. 12, p. 389-418, 2001.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

NORTHOUSE, P. G. Leadership: theory and practice. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2007.

PACHECO, Luzia; SCOFANO, Aruna C.; BECKERT, MARA. Capacitação e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

REGINE, B., & LEWIN, R. Leading at the edge: how leaders influence complex systems.

Emergence: A Journal of Complexity Issues in Organizations and Management, 2 (2), 5–23, 2000.

SNOWDEN, D. J.; BOONE, M. E. A leader's framework for decision-making. Harvard Business Review, p. 68-76, nov, 2007.

TÔRRES, José Júlio Martins. Teoria da Complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia. In: I Encontro Brasileiro de Estudos da Complexidade - I EBEC, Curitiba - PR, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n2-041

Apontamentos

  • Não há apontamentos.