Procedimento operacional padrão nas abordagens policiais, fundamentado nos direitos humanos, no âmbito da Polícia Militar do Paraná / Standard operational procedure in police approaches, based on human rights, within the Military Police of Paraná

Autores

  • Durval Tavares Junior Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv3n2-030

Palavras-chave:

Abordagem Policial. Direitos Humanos. Polícia Militar do Paraná.

Resumo

Este artigo analisa a otimização da qualidade da prestação de serviços no tocante às ocorrências atendidas diariamente pela Polícia Militar do Paraná e as formas de agir em 02 (duas) situações de abordagem, encontradas por meio da análise e utilização de protocolos, criando assim, Procedimentos Operacionais Padrão.  Possui como escopo geral de estudo e como premissa maior, a atuação policial nas abordagens policiais, em especial nas pessoas a pé e em veículo, padronizando as ações de todos os integrantes da Polícia Militar do Paraná no seu atendimento.  Procura-se fazer um paralelo entre a atividade de Polícia Militar ao chegar a um local de ocorrência e a gestão da qualidade, apresentando algumas diretrizes que devem ser seguidas, um roteiro padronizado para a realização das abordagens policiais mais frequentes, com o objetivo principal de garantir, mediante uma padronização de procedimentos, os resultados esperados em cada tarefa executada.  Discorrerá sobre como implantar um Procedimento Operacional Padrão relativo a abordagem policial, criando um programa de qualidade no âmbito da Polícia Militar do Paraná.

Referências

DANTAS, George Felipe de Lima. As Polícias Norte-Americanas. Disponível em: http://www.dpi.policiacivil.pr.gov.br/arquivos/File/aspoliciasnorteamericanas.pdf. Acesso em 19 de abril de 2020.

DA SILVA, Márcio Vicente. A Padronização dos Procedimentos Operacionais na Polícia Militar de Goiás, 2005. Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. PMPR. UFPR. Curitiba/PR.

PINC, Tânia. Abordagem Policial: avaliação do desempenho operacional frente à nova dinâmica dos padrões procedimentais. Disponível em: http://www.uece.br/labvida/dmdocuments/abordagem_policial_avaliacao_do_desempenho_operacional.pdf. Acesso em 06 de março de 2020.

Polícia Militar do Estado de São Paulo. Manual de Padronização de Procedimentos Policiais Militares, 2003. 2ª Edição. São Paulo/SP. Disponível em: www.policiamilitar.sp.gov.br. Acesso em 05 de março de 2020.

Polícia Militar do Distrito Federal. Disponível em: www.pm.df.gov.br. Acesso em 05 de março de 2020.

VALLA, Wilson Odirley. Doutrina de Emprego de Polícia Militar e Bombeiro Militar, 1999. 1ª Edição. Curitiba/PR.

__________________. Doutrina de Emprego de Polícia Militar e Bombeiro Militar, 2012. 3ª Edição. Curitiba/PR.

PERES e FADEL, Marcos Roberto de Souza e Milton Isack Fadel Neto. Manual do Patrulheiro, uma abordagem sobre a abordagem, 2020. Publicação. Curitiba/PR.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Junior, D. T. (2021). Procedimento operacional padrão nas abordagens policiais, fundamentado nos direitos humanos, no âmbito da Polícia Militar do Paraná / Standard operational procedure in police approaches, based on human rights, within the Military Police of Paraná. Brazilian Journal of Business, 3(2), 1735–1745. https://doi.org/10.34140/bjbv3n2-030

Edição

Seção

Artigos