Propuesta de estrategia de coaching caso de estudio: Hotel del perímetro “A” de la ciudad de Veracruz / Proposta de estratégia de coaching caso de estudo: Hotel do perímetro "A" da cidade de Veracruz

Rosa María Vaca Espino, Guadalupe Juárez Gómez, José Echegaray Franyutti, Dora Silvia Barradas Troncoso

Resumo


Buscando ou desenvolvendo talentos organizacionais, várias empresas pelo mundo, desde Micro Pequenas e Médias Empresas (MiPymes) até grandes corporações, correm ou despenha-se de ter profissionais (Coach chamados) especializados para treinar seus gerentes, executivos e colaboradores, com o objetivo de gerar ou melhor skills neles. Portanto, o objetivo da investigação é fornecer uma estratégia de coaching para os funcionários de um hotel familiar na área "A" do Centro Histórico da Cidade de Veracruz. A metodologia utilizada foi a mesma, a técnica utilizada com base em inquéritos e entrevistas em profundidade, ou seja, o período aberto foi o primeiro semestre de 2017, evidenciado com base em 21 colaboradores do hotel Baluarte, uma vez que permitiu às instalações a realização do referido estudo . Nossos resultados são destacados pela falta de atitude pró-ativa por parte de alguns dirigentes hoteleiros, ocasionada pela desmotivação de seus gestores de área; Considera-se que as contribuições deste documento nos direcionarão a identificar quais serão as exigentes competências que os colaboradores precisarão fortalecer nas futuras demandas trabalhistas. O documento apresenta uma estratégia de coaching para ou acompanhando executivos, gestores e colaboradores.


Palavras-chave


Coaching, Hotel familiar, Comunicação, Atitudes.

Texto completo:

PDF

Referências


Abarca, N. (2013), El líder como coach. Santiago de Chile, Chile: Editorial Grupo Penguin Random House.

Caperan, J. & Villa, J. (2010). Manual de coaching: Cómo mejorar el rendimiento de las personas. Barcelona, España. Profit Editorial.

Hall, M., & Duval, M. (2010). Meta coaching (Primera ed., Vol. I). México, México: Trillas.

Haneberg, L. (2007) Fundamentos del coaching. Barcelona, España: Gestión 2000

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P., (2010). Metodología de la investigación. México, México: Mc Graw Hill.

Leonard. T. (1999). Becoming a coach: The coach u approach. Stean boat springs. Edit. Coach Univ.

Murow. E. (2015). El futuro del coaching. Recuperado de https://www.forbes.com.mx/el-futuro-del-coaching/

Whitmore, J. (2003). Coaching. Barcelona, España: Paidós.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n2-014

Apontamentos

  • Não há apontamentos.