O contêiner como método construtivo alternativo sustentável / Container as a sustainable alternative construction method

Ana Martha Carneiro Pires de Oliveira, Francisco Alberto Pereira Vale, Ieda Maria Fagundes Zanolla, José Ramos dos Santos Netto, Rodrigo do Val Andrade

Resumo


As construções modernas estão passando por uma transformação tecnológica significativa. Este artigo pretende apresentar que as construções feitas com Contêineres são uma opção econômica para as construções modernas. As construções sustentáveis, do tipo Contêiner, possuem alta durabilidade quando comparadas as obras tradicionais. Este artigo teve por metodologia a pesquisa bibliográfica sobre o tema e o uso de um Estudo de Caso a partir de uma casa modelo que teve o orçamento de sua execução calculado com base em planilhas de orçamento para a construção civil na região de Itabuna com duas hipóteses. A primeira uma construção convencional de alvenaria e a segunda a construção com utilização de Contêiner. As planilhas abordaram cada fase de uma obra de construção civil e ao final foi calculado o custo global de cada método construtivo, que comprovou que a Casa de Contêiner é mais barata que uma casa convencional. Este trabalho apresenta as diferenças, qualidades econômicas e sustentáveis, na comparação entre uma construção convencional e do uso dos Contêineres para a construção civil de moradias, concluindo que as Casas que utilizam Contêineres como matéria-prima são de fato mais econômicas e sustentáveis.


Palavras-chave


Contêiner, Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Custos, Construção Civil, Reciclagem

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Nuno Miguel Cardoso. Modelo De Estimação Do Impacto Dos Atrasos Nos Custos De Um Projecto. 2010. Universidade Técnica de Lisboa, [S. l.], 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1996.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12721: Avaliação de custos de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios. Rio de Janeiro: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS-ABNT, 2006.

BONAFE, Gabriel. Container é estrutura sustentável e econômica para construção civil | AECweb. 2019. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/container-e-estrutura-sustentavel-e-economica-para-construcao-civil_9793_10_0. Acesso em: 5 abr. 2019.

BRITO, J. L. W. Fundações do edifício. São Paulo: EPUSP, 1987.

DIAS, Paulo Roberto Vilela. Engenharia de Custos: Uma Metodologia de Orçamentação para Obras Civis. Rio de Janeiro. 2011.

DU PLESSIS, Chrisna. Agenda 21 for Sustainable Construction in Developing Countries. Pretoria: CSIR Building and Construction Technology, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUANDALINI, Giuliano. A caixa que encolheu a Terra: Como o contêiner barateou o transporte e revolucionou o comércio mundial. Revista Veja – Edição 2002, 4 de abril de 2007, [S. l.], 2007.

LOPES, Geane Talia Almeida; LOIOLA, Izadora Tonin; SAMPAIO, Ana Virginia Carvalhaes Faria. ARQUITETURA DE CONTAINER: REUTILIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 - PDF. 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/34742946-Arquitetura-de-container-reutilizacao-para-construcao-civil-1.html. Acesso em: 5 abr. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: projetos de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MUSSNICH, LUIZA BARRETO. Retrofit em containers marítimos para reuso na arquitetura e sua viabilidade. Revista Especialize On-Line IPOG, [S. l.], v. 01, p. 1–22, 2015.

OCCHI, Tailene; ALMEIDA, Caliane Christie Oliveira; ROMANINI, Anicoli. REUTILIZAÇÃO DE CONTAINERS DE ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE COMO ESPAÇOS MODULADOS NA ARQUITETURA REUSE OF STORAGE AND TRANSPORTATION CONTAINERS AS MODULAR SPACES IN ARCHITECTURE. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA IMED, IMPACTO CIENTÍFICO E SOCIAL NA PESQUISA 2015, Passo Fundo. Anais [...]. Passo Fundo Disponível em: https://soac.imed.edu.br/index.php/mic/ixmic/paper/viewFile/91/45. Acesso em: 5 abr. 2019.

OCCHI, Tailene; ALMEIDA, Caliane Christie Oliveira De. Construções em containers : soluções sustentáveis para isolamentos. 5o Seminário Internacional de COnstruções Sustentáveis - SICS, [S. l.], n. 1, 2016.

PACHECO, Thiago Mendonça. Análise comparativa de custos entre o radier e fundação em sapata corrida utilizadas em obras de padrão popular de quatro pavimentos no município de Feira de Santana, Bahia. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana, [S. l.], 2010.

RESENDE, Carlos César Rigueti De. Atrasos de obra devido a problemas no Atrasos de obra devido a problemas no. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro, [S. l.], 2013.

ROBINSON, Adrian; SWINDELLS, Tony. Customized Container Architecture. ACSA Fall Conference, [S. l.], p. 64–69, 2012.

SAYWERS, Paul. Intermodal Shipping Contêiner Small Steel Buildings. Kentucky: LL, 2008.

SINDUSCON-BA. Custo Unitário Básico (CUB/m2). 2019. Disponível em: https://www.sinduscon-ba.com.br/cub/. Acesso em: 5 abr. 2019.

SMITH, J. D.; PAINTING, Noel. Shipping Containers as Building Components. Department of the Built Environment, [S. l.], 2006.

SOTELO, Luciana. Vida nova para os contêineres - Revista Beach&co. 2012. Disponível em: http://historia.beachco.com.br/vida-nova-para-os-conteineres/. Acesso em: 5 abr. 2019.

YIN, Robert K. Estudo de Caso - 5.Ed.: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n1-023

Apontamentos

  • Não há apontamentos.