Análise de iluminância aplicada em uma indústria de luminárias de emergência situada na região Oeste do Paraná / Illuminance analysis applied in an emergency lights industry located in the Western Paraná

Marcos Vinicius Wendpap, Robson Luciano de Almeida, Adriana Aparecida Dambros da Silva

Resumo


A iluminação dos ambientes de trabalho é um fator que, se bem projetado, corrobora o aumento da satisfação dos colaboradores no desenvolvimento de suas atividades e, consequentemente, melhora a produtividade, além de reduzir as falhas operacionais, fadiga e acidentes (IIDA, GUIMARÃES, 2018). Neste contexto, o presente trabalho se propôs a analisar os níveis de iluminância de todas as áreas de trabalho existentes em uma indústria de luminárias de emergência situada na cidade de Toledo, Paraná. Fazendo ressalva ao escritório administrativo, a análise desenvolvida mostrou que a maior parte dos ambientes da empresa está em conformidade com os índices de iluminância recomendados pela NBR ISO/CIE 8995-1:2013, favorecendo, portanto, o desenvolvimento seguro e eficiente das atividades neles desempenhadas. No entanto, no que se refere à uniformidade, nenhum dos ambientes analisados apresentou resultados satisfatórios.


Palavras-chave


Iluminância, Ergonomia, Iluminação, Acidentes de trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: Interior. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

IIDA, Itiro; GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia: projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv3n1-007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.