O comportamento empreendedor dos alunos do curso de graduação em engenharia de materiais da UTFPR-LD: um estudo comparativo entre ingressantes e concluintes / The entrepreneurial behavior of UTFPR-LD undergraduate students in materials engineering: a comparative study between entrants and graduates

Autores

  • Andréa Maria Baroneza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Fernando Coutinho Nielsen

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv3n1-002

Palavras-chave:

Comportamento Empreendedor, Formação do Engenheiro, Empreendedorismo nas Universidades.

Resumo

O aluno em processo de formação acadêmica em engenharia adquire no decorrer da graduação vasto conhecimento e desenvolve também habilidades, atitudes e comportamentos que resultam em seu perfil profissional. A formação do perfil empreendedor deve resultar de influências do meio onde o indivíduo está inserido e, a universidade é um dos ambientes em que o indivíduo, na condição de aluno, está e permanece até que este ciclo educacional se encerra, se é que se encerra um dia. Assim, este trabalho visou comparar o perfil empreendedor dos alunos ingressantes e dos alunos concluintes do Curso de Engenharia de Materiais da UTFPR Londrina no ano de 2018. Para tanto, fez-se uso da abordagem metodológica quantitativa, foi usado questionário com perguntas de respostas de múltipla escolha que permitiu a análise estatísticas dos dados. O levantamento bibliográfico proporcionou a construção de uma lista de categorização onde se observou pelo resultado deste estudo uma evolução no perfil empreendedor dos alunos concluintes em todas as características analisadas. As características com maior grau de evolução foram: comprometimento e determinação; planejamento e organização; ser visionário; liderança e; assumir riscos.

Referências

BISPO, C. D. S. et al. Empreendedorismo e Inovação, 2011.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor : empreendedorismo e viabilidade de novas empresas : um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3 ed. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios.

Revista de Administração, São Paulo, v.34, abril/junho 1999. p.05-28.

FILION, L. J. Empreendedorismo e gerenciamento: processos distindos, porém complementares.

Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. v.7, p. p.2-7, Jul./Set. 2000.

GUERRA, O.; TEIXEIRA, F. A sobrevivência das pequenas empresas no desenvolvimento capitalista. Revista de Economia Política, v. 30, p. 124-139, janeiro-março 2010. ISSN 1.

PINHEIRO, F. F. A importância do perfil do empreendedor no desenvolvimento e sucesso de novos negócios. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. 50 p.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Baroneza, A. M., & Nielsen, F. C. (2021). O comportamento empreendedor dos alunos do curso de graduação em engenharia de materiais da UTFPR-LD: um estudo comparativo entre ingressantes e concluintes / The entrepreneurial behavior of UTFPR-LD undergraduate students in materials engineering: a comparative study between entrants and graduates. Brazilian Journal of Business, 3(1), 16–32. https://doi.org/10.34140/bjbv3n1-002

Edição

Seção

Artigos