A prática e a formação do educador para o empreendedorismo / Educator's practice and training for entrepreneurship

João Clemente de Souza Neto, Mary Rosane Ceroni

Resumo


Na última década, pesquisadores dos cursos de graduação e lato sensu em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem-se preocupado em formar docentes com atitudes, habilidades e competências empreendedoras. Vários trabalhos de conclusão de curso e projetos produzidos nesses cursos tiveram como foco encontrar soluções para questões de ensino, aprendizagem e convivência social. Projetos empreendedores desenvolvidos pelos alunos apresentaram soluções para transformar a vida e o ambiente em que as pessoas estão inseridas. O objetivo deste trabalho é relatar analiticamente essas experiências de formação para o empreendedorismo social. A metodologia utilizada procura analisar os relatos significativos descritos nos TCCs e nos projetos elaborados nos componentes curriculares de algumas disciplinas, tais como Gestão e Avaliação de Projetos Empreendedores na Educação. Os projetos citados apontam para uma Pedagogia Empreendedora que não é de responsabilidade de uma única instituição.


Palavras-chave


Empreendedorismo, Formação do Professor, Educação Social, Cidadania, Convivência Social.

Texto completo:

PDF

Referências


Andrade, Rosamaria C. Empreendedorismo na Educação. Revista Gestão em Rede. Brasília: Consed, abril 2006, nº 68.

Ceroni, Mary Rosane; Duarte, Keller Regina V.; Nunes, Élida Jacomini. “Projetos Interdisciplinares no curso de Pedagogia: aprendendo a empreender e inovar.” In: RED EMPRENDESUR – Anais do X Workshop de la Red EmprendeSUR, 26, 27 e 28 de outubro de 2016. Área Temática: Educación para el Emprendedorismo y la Innovación; compilado por Claudia Araceli Madariaga Aguilar, 1ª Ed. Tuxtla Gutiérrez Chiapas, México. Universidad Politécnica de Chiapas, 2016 pp. 324-336. Disponível em: http://emprendesur.net/wp-content/uploads/2012/06/Libro_X_Workshop.pdf

Coan, Marival. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. In: IX ANPEDSUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012 Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2780/214

Delors, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório da Comissão Internacional de Educação para o século XXI, Unesco. São Paulo: Cortez, 2003.

Dolabela, F. Pedagogia Empreendedora: ensino de empreendedorismo na educação básica. Disponível em: http://fernandodolabela.wordpress.com/servicos-oferecidos/pedagogia-empreendedora. Acessado em fevereiro de 2013.

Dolabela, F.O segredo de Luíza. 30ª edição – São Paulo, Editora de Cultura, 2006.

Dolabela, Fernando. Empreendedorismo, uma forma de ser: saiba o que são empreendedores individuais e empreendedores coletivos. Brasília: AED, 2003.

Dornelas, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

Dussel, Enrique. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000

Freire, Paulo (1983). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, Paulo (1994). Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gramsci, A. (1984). Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2780/

Josso, Marie-Christine (2006). Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vidas programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 21-40.

Makarenko, Anton. Poema pedagógico. São Paulo: Editora 34, 2005.

Mancini, Renata Foltran; YONEMOTO, Hiroshi Wilson. Considerações acerca do Empreendedorismo Social no Desenvolvimento da Sociedade Sustentável, 2010.In: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2543/2067

Monezi, Mary Rosane Ceroni. Qualificação profissional: Atualização Curricular do Curso de Administração de Empresas em uma Faculdade Particular da Cidade de São Paulo. Tese de Doutorado em Administração. Orientador: Prof. Dr. Marcos Tarciso Masetto. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 1999.

Oliveira, Edson Marques. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios – notas introdutórias. Disponível em: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v7_n2/rev_fae_v7_n2_02.pdf. Acessado em janeiro de 2010.

Oliveira, Edson Marques. Empreendedorismo social: da teoria à prática, do sonho à realidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

Pistrak, M. Fundamentos da escola do trabalho. SP: Expressão Popular, 2000.

Rey, González Fernando. Sujeito e subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003.

Silva, Roberto; Souza Neto, João Clemente de; Moura, Rogério. Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte, 2010.

Souza Neto, João Clemente de (2002). Crianças e adolescentes abandonados, estratégias de sobrevivência.

UNESCO/ Conferência Mundial para o Ensino Superior. Tendências de Educação Superior para o Século XXI / Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Tradução de Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves. Brasília: Unesco / CRUB, 1999.

Vigotsky, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Weber, Max. Ensaios de Sociologia, Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Žižek, Slavoj. O ano em que sonhamos perigosamente. São Paulo: Boitempo, 2012.

Sennett, Richard. Juntos. Rio de Janeiro: Record, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n4-033

Apontamentos

  • Não há apontamentos.