Custos logísticos de transporte: um estudo em uma distribuidora de combustíveis / Logistics costs of transport: a study in a fuel distributor

Márcio César de Oliveira Quirino, Adriano Bezerra de Brito, Adriana Isabel Backes Steppan

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo principal identificar os custos logísticos, na atividade de transporte, de uma distribuidora de combustível localizada na cidade do Natal/RN. Como objetivo secundário, pretende-se comparar os custos logísticos de frota própria com a frota terceirizada. Com o intuito de fundamentar o estudo, descreve-se um breve histórico da distribuição de combustíveis no Brasil, o processo logístico e a descrição dos custos inerentes a atividade de transporte, com a frota própria, para atividade de distribuição. No que tange à metodologia adotada, esta pesquisa refere-se a um estudo de caso, a técnica de coleta de dados utilizada trata da análise de relatórios gerenciais produzidos internamente, e através de observação. O critério utilizado para a escolha da empresa se deve ao fato da mesma possuir operações logísticas com frota própria, como também, com frota terceirizada. Para os fins desta pesquisa, optou-se em estudar apenas a Rota 01 (Guamaré-Grande Natal). Os resultados revelam que, ao se identificar os custos logísticos de frota própria e compará-los aos custos da frota terceirizada, os primeiros são menores, mostrando a viabilidade em manter a mesma. No entanto, ao se estabelecer a comparação entre o tipo de veículo e a frota terceirizada observa-se que a redução nos custos é bem maior na operação com os veículos de maior capacidade estática gerando uma redução anual da ordem de 28%. No entanto, esse percentual não deve ser analisado de forma absoluta já que, para os fins deste estudo, não foram considerados economias de custos provenientes de tributação.


Palavras-chave


Custos Logísticos, Distribuidora de Combustíveis, Frota Própria, Frota Terceirizada.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAGÃO, P. M. Estimativa da contribuição do setor petróleo ao produto interno bruto brasileiro: 1955/2004. 2005. 152f. Dissertação (Mestrado em ciências em planejamento energético) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em:

. Acesso em: 16 fev. 2010. BALLOU, Ronald H. Logística empresarial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1993.

BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J.; COOPER M.B. Gestão logística de cadeias de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.

CAIXETA-FILHO, J. V.; MARTINS, R.V. Gestão logística do transporte de cargas. São Paulo: Atlas, 2009.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pioneira, 1997.

CORTEZ, Paula Rejane de Oliveira. A relevância da controladoria para gestão do ativo imobilizado, nas distribuidoras de combustíveis: um estudo realizado em uma distribuidora de combustíveis, no estado Rio de Janeiro. 2008. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

DUTRA, René Gomes. Custos: uma abordagem prática. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ELDENBURG L.E.; WOLCOTT S.K. Gestão de custos: como medir, monitorar e motivar o desempenho. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

FARIA, Ana Cristina; COSTA, Maria de Fátima Gambeiro. Gestão de custo logísticos. São Paulo: Atlas, 2009.

FLEURY, P.F.; WANKE, P.; FIQUEIREDO, K.F. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.

GARRISON, R.H.; NOREEN, E.W. Contabilidade gerencial. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001

LAMBERT, Douglas M. Administração estratégica da logística. São Paulo: Vantine Consultoria, 1998.

MAGEE, John F. Logística industrial: análise e administração dos sistemas de suprimentos e distribuição. São Paulo: Livraria Pioneira, 1977.

MAHER, Michael. Contabilidade de custos: criando valor para administração. São Paulo: Atlas, 2001.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

NOVAES, A. H. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

PERES, Cassiano Ricardo Gomes. Análise do método de custeio baseado em atividades aplicado a logística de distribuição. 2006. 199f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n4-018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.