Um estudo sobre a supervisão e execução de rotinas contábeis através de sistemas integrados em hospitais / A study on the supervision and execution of accounting routines through integrated systems in hospitals

Márcio César de Oliveira Quirino, Márcia Josienne Monteiro Chacon

Resumo


A execução das rotinas contábeis com maior agilidade é um dos fatores que as empresas buscam quando implantam um sistema integrado de gestão, porém, é necessária muita cautela na adoção do sistema e escolha do software. Deve ser feita uma seleção do produto que melhor se adapte aos requisitos da organização. O objetivo do presente trabalho é verificar qual a utilidade de sistemas integrados com base ERP na supervisão e execução de relatórios contábeis. Para tanto, com a finalidade de alcançar o objetivo proposto conduziu-se uma revisão da literatura sobre o tema e realização de um estudo de caso em um hospital. Constatou-se que a implementação de sistemas integrados nesse hospital propiciou mudanças significativas em seus processos. Assim, concluiu-se que à adoção de sistemas integrados de gestão na supervisão e execução de rotinas contábeis proporcionou ao hospital analisado uma redução de custos e desperdícios e maior rapidez na entrega do material ao usuário. O estudo se justifica pela necessidade de investimentos tecnológicos e qualidade de atendimento nos hospitais. Para que permaneçam “vivas”, essas organizações investem pesadamente nesses sistemas. Os planos de saúde juntamente com o SUS representam o maior percentual das receitas e ditam os valores a serem recebidos pelos hospitais. Assim, maior tecnologia e melhor atendimento criam um diferencial para o hospital e garantem a sua sobrevivência no mercado.


Palavras-chave


Rotinas Contábeis, Sistemas integrados, Hospitais.

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, Douglas. SOUZA, Antonio Artur. Avaliação do sap r/3 como instrumento para a gestão financeira: um estudo de caso no setor siderúrgico brasileiro. Cladea, 2002

DIAS, Marcelo Capre. CASTRO, Cleber Carvalho. Avaliação dos impactos da implantação do sistema ERP numa cooperativa agroindustrial. Cladea 2002

FEDICHINA, Márcio Antonio Hirose; GOZZI, Sérgio. A implementação de sistemas integrados ERP: uma análise dos fatores críticos de sucesso. In: CONGRESSO ÍBERO AMERICANO, 2003. Disponível em:

%20Marcio%20e%20Sergio.pdf > Acesso em 11 ago. 2004.

HEHN, H. F. Peopleware: como trabalhar o fator humano nas implementações de sistemas integrados de informação (ERP). São Paulo: Gente, 1999, 167 p.

JESUS, Renata Gomes; OLIVEIRA, Marilena Oliver Ferreira. Implantação de sistemas ERP: Tecnologia e pessoas na implantação do SAP R/3. Revista de Gestão da tecnologia e sistemas de informação, São Paulo, ano 2007, v. 3, n. 3, p. 315-330.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo. Atlas, 2000.

RIBEIRO FILHO, José Francisco. Modelo gerencial para eficácia de hospitais públicos: análise no âmbito de uma entidade de ensino e aprendizagem. 2002. Tese (Doutorado em controladoria e contabilidade) – Universidade São Paulo, São Paulo, 2002.

SANTOS, Aldemar de Araújo. Estudo de impactos de sistemas informáticos integrados de gestão de instituições de saúde no Brasil: uma abordagem sobre o desempenho. 2002. Tese (Doutorado em tecnologias e sistemas de informação) – Universidade do Minho, Portugal, 2003. Disponível em:< http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/49417897.html> Acesso em 30 jun. 2010.

.; ESTEVES, José Manuel; CARVALHO, João Álvaro. O Ciclo de vida dos custos dos sistemas ERP – gestão de custos de sistemas de informação. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. Anais. Recife, ago. 2000.

.; KALDEICH, Claus; SILVA, Luiz Gustavo Cordeiro. Sistemas ERP: um enfoque sobre a utilização do SAP R/3 em contabilidade e custos. In: XXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, IX INTERNATIONAL CONFERENCE OF INDUSTRIAL ENGINEERING END OPERATIONS MANAGEMENT. Anais... Ouro

Preto, 22 a 24 out. 2003.

SOUZA, Cesar Alexandre de; SACCOL, Amarolinda Zanela (Org.). Sistemas ERP no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.

VITORINO, Carlos Márcio; TERRA, Luiz Danilo Barbosa. The implementation of MRP II in two Brazilian industries. E & G Econômica, Belo Horizonte, v. 2 e 3, n. 4 e 5, p. 96 – 109, dez 2002/jul 2003.

WAELKENS, M. Entrevista a revista companhias.ehealthla.com, disponível em < http://corporativo.bibliomed.com.br/lib/ShowDoc> Acesso em: 22 mar. 2005.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n4-017

Apontamentos

  • Não há apontamentos.