Business model canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para microempreendedora de vestuários femininos / Business model canvas in the development of business model for female clothing micro entrepreneurs

Fernanda da Silva Pereira, Sabrina Giselle Levinton

Resumo


O presente trabalho de conclusão tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um modelo de negócio utilizando a Ferramenta Business Model Canvas para as Microempreendedoras Individuais de e-commerce de Vestuários Femininos no segmento da moda. Os objetivos específicos propõem-se realizar o levantamento do referencial teórico acerca do modelo de negócio, mulheres empreendedoras, microempreendedora individual, Business Model Canvas e e-commerce de vestuários femininos. Em seguida, identificar as etapas necessárias para o desenvolvimento de um modelo de negócio aplicado ao segmento da moda com relação aos vestuários femininos e, por fim, avaliar com a aplicação desse modelo de negócio, além de estimular as mulheres que desejam abrir novos negócios. Esses objetivos têm como intuito responder a seguinte pergunta: “Como utilizar a ferramenta Business Model Canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para uma microempreendedora individual de vestuários femininos?”. Para tanto, foi estabelecida uma abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso definido mediante uma microempresa de vestuários femininos. Para realizá-lo, dados foram coletados, tabulados e analisados seguindo os objetivos da pesquisa por meio das estruturas prontas e estabelecidas do Canvas para gerenciar com eficiência o seu negócio. Por intermédio destas informações será estabelecida uma estratégia metodológica denominada Análise de Conteúdo.


Palavras-chave


Microempreendedor Individual, e-commerce, Business Model Canvas

Texto completo:

PDF

Referências


ALYRIO, R. D. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Volume Único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 2009.

VILLAS-BOAS, A. V. Valor Feminino: desperte a riqueza que há em você – São Paulo: Ed. Do autor, 2010.

BOTELHO, G. K. N.; GOMES, E. O.; SILVA, H. M. R. E-commerce: Análise do Hábito de Compra de Jovens Universitários em Lojas Virtuais em Relação ao Composto de Marketing. 2011.Disponível em: < http://gg.gg/gyp38>. Acesso em: 10 jul. 2018.

COUTINHO, F. G. A. Plano de Marketing de uma loja de moda jovem feminina em Maringá - PR. Orientadora: Profª. Claudete Lima. Rio de Janeiro; Eco/UFRJ: 2006. 132 f. il.

GEM, Empreendedorismo no Brasil 2007. Disponível em . Acesso 03 Dez. 2018.

LEVY, M.; WEITZ, B. A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

MACHADO, H.V.; ST CYR, L.; MIONE. A.; ALVES, M. C. M. O processo de criação de empresas por mulheres.RAE-eletrônica.V.2, n.2, 2003.Disponível em:< http://gg.gg/gyp3u>. Acessado em: 02 jul. 2018.

MORAIS, S. Mulheres empreendedoras no Brasil: fatores que as levam a empreender. Disponível em: < http://gg.gg/gyp40Acesso em 02 jul. 2018.

MUNHOZ, G. S. Quais as contribuições que o estilo feminino de liderança traz para as organizações empreendedoras? 2000. Anais do I EGEPE, p. 164-176, out./2000 (ISSN 1518-4382). Disponível em: < http://gg.gg/gyp48 >. Acesso em: 22 nov. 2018.

OROFINO, M. A.R. Técnicas de Criação do Conhecimento no Desenvolvimento de Modelos de Negócio. 2011. 223 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Inovação no Modelo de Negócios: Um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

SEBRAE. 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online. 2016. Disponível em:< http://gg.gg/gyp4d >. Acesso em: 04 julh. 2018.

SEBRAE. Taxa de empreendedorismo inicial é maior entre mulheres. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.

SEBRAE. 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online. 2015. Disponível em:< http://gg.gg/gyp4k >. Acesso em: 17 Set. 2018.

SOUZA, A. L. S.; DANILEVICZ, Â. M. F. Concepção de Modelo de Negócio de Startup: um estudo sobre a aplicação do modelo de desenvolvimento de clientes. 2014. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia da Produção e Transportes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-074

Apontamentos

  • Não há apontamentos.