Controladoria: Conceituação e seu papel no modelo de mensuração do Sistema de Gestão Econômica – GECON / Comptroller: Conceptualization and its role in the measurement model of the system of economic management – GECON

Alexandre de Souza Corrêa, Fábio Henrique Paniagua Mendieta

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo conceituar e analisar o papel da Controladoria no Modelo de Mensuração do Sistema de Gestão Econômica – GECON. Para tanto, faz se necessário destacar que a Controladoria objetiva assessorar o gestor da empresa em fornecer alternativas para tomadas de decisão dentro de um Modelo de Gestão Econômica ideal para as empresas. Contudo, neste trabalho buscou-se conceituar e analisar a Controladoria através de pesquisas bibliográficas, identificando as características e descrições dos princípios do Modelo. O Modelo de Gestão assim como todo seu controle gerencial é definido como um conjunto de regras que é baseado por um tripé de planejamento, execução e controle. Os sistemas de informação são essenciais para todo o GECON, assim como o Modelo de Mensuração, este quando apoiado em um sistema informacional de qualidade, torna o papel da controladoria evidentemente eficaz.


Palavras-chave


Gestão Econômica, Controladoria, Sistemas de Informações e GECON.

Texto completo:

PDF

Referências


ALDAY, H. E. C. O planejamento estratégico dentro do conceito da administração estratégica. Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.2, p.9-16, maio/ago. 2000.

AMARANTE, W. M. A. Controladoria e o Modelo de Gestão Econômica. Monografia do Curso de Especialização Lato Sensu em Administração Financeira e Controladoria. UNIDERP, 2007

BIANCHI, M. BACKES, R. G. GIONGO, J. A participação da controladoria no processo de gestão organizacional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - Revista Contexto, Vol. 6, Nº10, Ano 2006.

CAMPELLO, C. A Controladoria como área de integração entre a administração e a contabilidade. Revista Tema Livre, ano 2008.

Disponível em: http://www.revistatemalivre.com/controladoria04.html

CATELLI, A. SANTOS, E. PARISI. ALMEIDA, L. Anais do VII Congresso do Instituto Internacional de Custos e II Congresso da Associação Espanhola de Contabilidade Diretiva - León, Espanha - 4 a 6 de julho de 2001.

CATELI, A. PARISI, C. SANTOS,E. Gestão Econômica de Investimentos em ativos Fixos. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, n. 31, p. 26 - 44, janeiro/abril 2003.

CAVENAGHI, Vagner. O Modelo de Gestão Econômica Aplicado à Área de Produção: uma contribuição da controladoria ao novo paradigma da produção. Dissertação de Mestrado. USP, 1996.

FIGUEIREDO, S. CAGGIANO, P. C. Controladoria: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 1992.

FERNANDEZ, J. L. N. O modelo de mensuração do sistema de gestão econômica – GECON – como uma efetiva resposta para a área de Controladoria. Área Temática: Gestão Econômica e Competitividade. Revista: Adcontar, Belém, v. 5, n.1. p. 15-34, junho, 2004.

KOLIVER, O. A contabilidade e a controladoria, tema atual e de alta relevância para a profissão contábil. Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul: Porto Alegre – RS, 2005.

KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. (org.) Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

LAKATOS, E. e MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2001.

MAGIBIRE, Z. M. CORRÊA, D. A. Gestão Baseada em Recursos: Uma Abordagem de Gestão Econômica. Dissertação (Mestrado) – FEA, São Paulo: USP, 2003.

PADOVEZE, C. L. O papel da contabilidade gerencial no processo empresarial de criação de valor. Revista Caderno de Estudos, São Paulo, nº 21, ano 1999.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-060

Apontamentos

  • Não há apontamentos.