Planejamento de Layout e sua Influência na Operação de Triagem e Transbordo de uma Empresa Pública Brasileira de Grande Porte / Layout planning and its influence on Operation of sorting and Transfer of a large Brazilian public company

Everton Ferreira de Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objeto de estudo o planejamento de layout e sua influência na operação de triagem e transbordo de uma empresa pública brasileira de grande. Utilizou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa de natureza exploratória, a estratégia do estudo de caso e a técnica de levantamento de dados baseada em pesquisas bibliográfica, documental, entrevistas e observações. A fundamentação teórica tomou por base as teorias desenvolvidas pelos autores clássicos e contemporâneos, dentro do tema proposto, como Monks (1987), Harding (1987), Corrêa & Corrêa (2009), Gaither & Frazier (1999), Borges (2001), Muther (1978) e Freitas (2008). Os sujeitos da pesquisa foram colaboradores e gestores envolvidos na operação de triagem e transbordo da unidade de análise investigada. Para tratamento desses dados fez-se uso da análise de conteúdo. Como questão de pesquisa, discutiu-se como o planejamento de layout influencia a operação de triagem e transbordo de uma empresa pública brasileira de grande porte. Os resultados apontam uma perspectiva para a implantação de um layout mais eficiente e eficaz, bem como a melhoria do fluxo operacional nas áreas de triagem e transbordo na unidade de análise investigada. Identificaram-se também, pontos críticos na logística interna, resultantes de fatores técnicos e gerenciais e, ainda, como a má execução desses processos pode afetar a competitividade e a lucratividade da unidade de análise investigada. Desse modo, este estudo não se limitou a proposta de uma possível reestruturação do layout (arranjo físico), uma vez que, ainda sugere reflexões acerca da conduta administrativa e do comportamento organizacional observado na operação de triagem e transbordo da empresa pública brasileira de grande porteanalisada.


Palavras-chave


Este artigo tem como objeto de estudo o planejamento de layout e sua influência na operação de triagem e transbordo de uma empresa pública brasileira de grande. Utilizou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa de natureza exploratória, a estratégia do es

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Luís César G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

BALLOU, Ronald. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística empresarial. Pearson, São Paulo 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORGES, F. Q. Layout. Lato & Sensu - Revista dos Monitores. v. 2, n. 4 UNAMA, Belém, 2001.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. Pearson, São Paulo, 2004.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2ª. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2006.

CORREIOS. Quem Somos: Apresentação e Identidade Corporativa. Disponível em: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/empresa/quemSomos/default.cfm. Pesquisa realizada em 11/12/2013 às13h15.

FREITAS, Moacir de Jr. Introdução à logística São Paulo: Scortecci, 2013.

FREITAS, A. O; OLAVE, M. E. L.; VIEIRA, R. K. Manufatura enxuta como ferramenta na mudança de layout do formato de “U” para o formato em “I”. Um estudo de caso. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. AnaisENEGEP

Editora ABEPRO: Rio de Janeiro 2008.

GHINATO, P. Autonomia e Multifuncionalidade no Trabalho: Elementos Fundamentais na Busca da Competitividade. Porto Alegre: PP GEP/UFRGS, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. HARDING, H. A. Administração da Produção. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1987. MARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. São Paulo, 2ª ed., Saraiva, 2006.

MASON, E.R. Plant Layout requirements for the factory of the future. AIPE Facilities Management, Operation and Engineering. January-February, 16, 32-35, 1989.

MONKS, J. G. Administração da Produção. São Paulo: Mgraw-Hill, 1987.

MUTHER, R. Planejamento do Layout: Sistema SLP. São Paulo: Edgard Blücher, 1978. OLABUENAGA, J.I. R.; ISPIZUA, M.A. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao, Universidad de deusto, 1989.

OLIVEIRA, Everton Ferreira de. Motivação dos colaboradores e sua influência na gestão de pessoas em pequenas empresas de serviços na cidade de São Paulo. Dissertação (mestrado) – Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, 2011.

PRODANOV, Cleber Cristiano e FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico. Rio Grande do Sul: Feevale, Novo Hamburgo, 2009.

SLACK, N; CHAMBERS, S.; HARLAND, C. Administração da Produção. São Paulo: Atlas,1996.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas,2006.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. São Paulo: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-050

Apontamentos

  • Não há apontamentos.