Mapeamento do fluxo de valor aplicado em uma empresa de fertilizantes da região sul / The value-stream mapping applied in a fertilizer company located in southern Brazil

Autores

  • Patricia Machado Pereira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rogério Royer

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-046

Palavras-chave:

Mapeamento de Fluxo de Valor, Produção Enxuta, Fertilizantes.

Resumo

Este artigo mostra a aplicação da ferramenta de mapeamento do fluxo de valor no processo de mistura e ensaque de fertilizantes de uma grande indústria da região sul, com a finalidade de diagnosticar e sugerir ações para a redução de possíveis desperdícios. Após a revisão teórica, onde são descritos os conceitos e definições do mapeamento do fluxo de valor, bem como as ferramentas utilizadas, aborda-se a coleta dos dados. Primeiramente, identificou-se a família de produtos a ser utilizada para o mapeamento da situação atual: fertilizante ensacado, sacos de 50 quilos, de mistura comum utilizando cinco tipos de matérias-primas. O fluxo do material e das informações foi mapeado, de forma a identificar os desperdícios, bem como a fonte dos mesmos no fluxo de valor. Após a identificação dos gargalos, elaborou-se o mapa do “estado futuro” mostrando-se como o valor deve fluir, e criando-se um plano de ação para tornar efetiva esta proposta.

Referências

CHIOCHETTA, J. C.; CASAGRANDE, L. F. Mapeamento de Fluxo de Valor Aplicado em Uma Pequena Indústria de Alimentos. In XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Foz do Iguaçu, Paraná, 2007.

GEHRKE, P. C. Projeto de Melhoria em Uma Unidade Tradicional de Mistura e Distribuição de Fertilizantes Minerais: Um Estudo de Caso. Dissertação de graduação em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2012.

ROSSATO, I. F. Uma metodologia para análise e solução de problemas. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, 1996.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a Enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2012.

SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do Ponto de Vista da Engenharia de Produção. Editora: Bookman, 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Como Citar

Pereira, P. M., & Royer, R. (2020). Mapeamento do fluxo de valor aplicado em uma empresa de fertilizantes da região sul / The value-stream mapping applied in a fertilizer company located in southern Brazil. Brazilian Journal of Business, 2(3), 2506–2518. https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-046

Edição

Seção

Artigos