Estudo para o Reaproveitamento dos Resíduos Sólidos Produzidos nas Aulas do Laboratório de Instalações Hidráulicas do Curso de Construção Civil do Cefet - RJ / Study for the Reuse of Solid Waste Produced in the Classes of the Hydraulic Installations Laboratory of the Civil Construction Course of Cefet – RJ

João Hermem Fagundes Tozatto, Fernanda de Mesquita Araujo

Resumo


Inserido no contexto de umdos maiores problemas enfrentados pela indústria da construção civil – o desperdício, o atual quadro de utilização de materiais nas práticas do Laboratório de Instalações Hidráulicas do Curso Técnico de Edificações do CEFET-RJ, notadamente o PVC, reproduz, em menor escala, esta realidade. Mais do que ser apenas uma questão de gestão, constatou-se a presença da cultura da geração de resíduos – e de gastos – justamente no ambiente de preparação de futuros profissionais. Este estudo, um projeto de iniciação científica no nível médio-técnico, procurou não só familiarizar o estudante com a metodologia da pesquisa científica, mas também como estratégia de enfrentamento e conscientização ambiental dos Técnicos formados no CEFET-RJ. Outro efeito desejado pelo presente trabalho, foi a adoção de medidas de padronização de procedimentos e, principalmente, de gestão ambiental através do reaproveitamento máximo de materiais e da correta disposição e/ou reciclagem dos resíduos gerados nas aulas práticas.  Finalmente são propostas ações de integração com outros cursos e instâncias do CEFET-RJ para identificar possibilidade de reciclagem como meio de gerar sustentabilidade no fazer docente, discente e Institucional.


Palavras-chave


sustentabilidade, resíduos sólidos, gestão, ensino técnico.

Texto completo:

PDF

Referências


CIDADES, Ministério das; Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. Disponível em . Acesso em 2008.

INSTITUTODO PVC. Informações, dados e estatísticas sobre o PVC. Disponível em:

. Acesso em: 2008/2009

CIDADES_MINISTÉRIO DAS; Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. Disponível em . Acesso em: 2009.

AECWEB. Utilização do PVC na Construção Civil Disponível em:

. Acesso em: 2009

PIRES, S. Apostila de instalações hidrossanitárias. CEFET-RJ. Rio de Janeiro, Brasil, 2009.

CONAMA. Resolução nº 307 - Diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil , 2002.

JOHN, V. M. Gestão ambiental de resíduos da construção civil. Disponível em: http://www.reciclagem.pcc.usp.br/. Acesso em 2009.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-041

Apontamentos

  • Não há apontamentos.