Metodologia de um projeto aerodinâmico básico voltado a competição SAE Brasil aerodesign / Methodology of a basic aerodynamic project destinated to SAE Brazil aerodesign competition

Lucas Guimarães e Souza, Felipe Araújo Bortolete, Antonio Claudio Kieling, Hugo Mario Tavares Junior

Resumo


Este trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto aerodinâmico básico de um avião destinado à competição SAE Brasil Aerodesign, para o qual é desenvolvido uma aeronave cargueira rádio controlada em escala reduzida. A metodologia simplista utilizada facilita a compreensão das etapas de projeto e consequentemente a minimização do tempo empregado para o estudo aerodinâmico. Esse projeto leva em consideração as limitações impostas pela competição, tais como a área máxima em vista superior, que influenciam significativamente na missão da aeronave. Para se chegar em uma aeronave competitiva é necessária a otimização de vários parâmetros aerodinâmicos, desde a escolha correta do perfil para asa e empenagens até os cálculos de arrasto sofrido pela aeronave. No desenvolvimento do projeto aerodinâmico foi utilizado o software XFRL5 para a obtenção de alguns dados analisados. A técnica de aproximação de esforços sofridos na asa pelo diagrama de Schrenk, contribuição dos componentes da aeronave para o arrasto,a influência do efeito solo e o cálculo da curva polar de arrasto são fatores determinantes para um bom projeto.


Palavras-chave


aerodinâmica, metodologia de projeto, SAE Brasil Aerodesign.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, John D. Aircraft performace and design. McGraw-hill Companies, 1999.

BARROS, C. P. Introdução do Projeto de Aeronaves Leves.Belo Horizonte: CEA. 2001.

DA ROSA, Edison. Introdução ao projeto aeronáutico: uma introdução à competição SAE Aerode¬sign. Florianópolis: UFSC. 2006.

MIRANDA, Luiz E. Fundamentos da EngenhariaAeronáutica -AplicaçõesaoProjeto SAE-AeroDesign. 2011.

RAYMER, Daniel P. Aircraft design: a conceptual approach. 2nd Ed. Education Series, 1992.

ROSKAM, J. Airplane Aerodynamics and Performance. Kansas: DAR Corporation, 1997.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-038

Apontamentos

  • Não há apontamentos.