O auxílio da tecnologia no ensino da matemática / The aid of technology in mathematics teaching

Jonathan Bregochi Delmondes, Roseni Aparecida Pereira de Macedo

Resumo


O ensino da matemática através da tecnologia vem sendo desenvolvido para a melhora da aprendizagem matemática. Seja como forma de solução de problemas ou modo de verificação de respostas. Cresce ainda mais, atualmente, ganhando proporções extraordinárias em indústrias, lojas, em suas automações e organizações. Sendo assim, o mundo, utilizando o auxilio do computador e algoritmos matemáticos, gerou a revolução industrial, aonde, o mundo vem crescendo gradativamente em tecnologias de ponta por utilizar este sistema. E na educação não poderia ser diferente. Foi analisado, como esta mesma tecnologia pode ser utilizada para a aprendizagem de estudantes do ensino fundamental.  Sendo assim, foram analisadas teorias que já mostram um pouco sobre este assunto, e será feito um comparativo entre as ideias para chegarmos ao objetivo geral da pesquisa, como o uso das tecnologias podem ser viáveis ao ensino significativo da matemática no ensino fundamental. Além dos resultados satisfatórios, que ao utilizar algo novo em uma sala de aula, os estudantes do ensino fundamental sentem-se motivados a encontrar soluções de problemas utilizando de forma dinâmica e lúdica, colocando em prática tudo o que ele aprendeu através dos livros e das aulas de matemática nos aplicativos de celulares ou nos softwares de ensino no computador.


Palavras-chave


Tecnologias, Ensino da Matemática, Softwares de Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


BETTEGA, Maria H. S. Educação continuada na era digital. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BIGODE, A. J.L. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2000.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: . Acesso em: 26 de abr. 2018.

PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação

Fundamental. -Brasília: MEC/SEF, 1998.

RIBEIRO, Flávia Martins; PAZ, Maria Goretti. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista modelos - facos/cnec, [S.L.], v. 2, n. 2, p. 12-20, ago. 2018.

SIMON, A. O uso das Tecnologias no Ensino da Matemática em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Cocal do Sul - SC. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

TEDESCO, Juan Carlos (org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez. Brasília: UNESCO, 2004.

VALENTE, J. A. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Revista Pátio, RS, v.11, n.44, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-034

Apontamentos

  • Não há apontamentos.