A qualidade e a expectativa de atendimento das necessidades do consumidor para desenvolvimento de um produto: sabão glicerinado em barra obtido de óleo vegetal de reuso / The quality and expectation of consumer care needs for a product development: glycerin bar soap obtained from reuse vegetable oil

Matheus Bocalete Millan, Klaus Henrique Soares, Edinara Adelaide Boss

Resumo


Para que um produto tenha ótimo desempenho em seu mercado é necessário atender as expectativas do consumidor, uma vez que a qualidade é um critério de competição. O estudo tem como objetivo apresentar a continuação do trabalho anteriormente executado no desenvolvimento de sabão com óleo residual de um restaurante universitário que atenda às necessidades do público alvo e as especificações da Anvisa. Anteriormente foi desenvolvido um produto e realizado uma pesquisa de satisfação, com a finalidade de obter dados sobre a aceitação e sugestões de melhorias. As melhorias sugeridas pelos consumidores foram efetuadas por meio de aditivos químicos, que proporcionam maior durabilidade, poder espumante e aroma agradável ao produto. Novamente foi realizada uma pesquisa de satisfação, demonstrando a aceitação do sabão e as expectativas atendidas pela qualidade do mesmo.


Palavras-chave


Qualidade, Desenvolvimento de produto, Óleo de Reuso

Texto completo:

PDF

Referências


A.O.C.S. Official methods and recommended practices of the American Oil Chemist’s Society, Da 4a-48. Champaign: AOCS, 2009.

A.O.C.S. Official methods and recommended practices of the American Oil Chemist’s Society, Ca 5a-40. Champaign: AOCS, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de Diretoria Colegiada-RDC Nº 40. Brasil, 2008.

CORRÊA, M. A. (2012). Cosmetologia Ciência e Técnica. São Paulo, Medfarma, 2012. 492 p

GRANDE, Fabiana Rosa. Estudo de pré-formulação e desenvolvimento de cosméticos: linha Bella Fiore. 2013. 44 f., 2013. Disponível em: .Acesso: 10 mai. 2019.

MILLAN, Matheus; SOARES, Klaus; BOSS, Edinara. Utilização de óleo residual para fabricação de sabão: ênfase na redução de resíduos e análise de estatística da qualidade em um campus universitário. XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Producao, Maceió, out. 2018. Disponível em: .Acesso em: 11 mai. 2019.

PAULA, Carolina Costa. Estudos de pré-formulação e desenvolvimento de cosméticos-linha FloraBrasil. 2013. 42 f., 2013. Disponível em: . Acesso: 10 mai. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.