Um estudo de aplicação do método FMEA: pesquisa-ação em um processo de fabricação de uma empresa de grande porte do setor metal mecânico / A study in application of FMEA: action research in a manufacturing process of a large-sized company in the metalmechanic sector

Alessandro de Oliveira Júnior, Ethel Cristina Chiari da Silva, José Luís Garcia Hermosilla

Resumo


As empresas atualmente enfrentam vários desafios e dificuldades. Desafios de inserção de novos produtos e dificuldades para se manterem estáveis em um mercado altamente competitivo e garantirem o sucesso empresarial. A utilização de ferramentas da qualidade para a redução de custos decorrentes da falta de qualidade pode ajudar nesta busca pelo sucesso. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre a aplicação do FMEA (Failure Mode and Effect Analysis ou Análise dos Modos e Efeito de Falhas) em um processo de fabricação, em uma empresa de grande porte do segmento metal mecânico, detalhando o processo de implantação do FMEA e o resultado alcançado. Durante o processo de desenvolvimento do FMEA, a ferramenta foi além do esperado, revelando modos de falhas em potencial, antes não documentadas e formalizadas, contribuindo com a melhoria do processo e principalmente mostrando que uma ação pode ocasionar grandes efeitos ao cliente e também ao próprio fabricante.

Palavras-chave


Análise de modos de falhas e efeitos, processo de melhoria, qualidade, pesquisa ação.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, D. C; MELLO, C.H.P: FMEA DE PROCESSO: Uma proposta de aplicação baseada nos conceitos da ISO 9001:2000. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, XXVIII, 2008, Rio de janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2008.

BASTOS, A. L.A. FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) como ferramenta de prevenção da qualidade em produtos e processos: uma avaliação da aplicação em um processo produtivo de usinagem de engrenagem In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVI, 2006 Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006

CAMPOS, V. F. I. Controle de qualidade total. Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia UFMG, 1992. 5º edição. Editora Bloch,1992.

CHRYSOSTOM, S.; DWIVEDI, R. K: A review on the methodologies used in failure modes and effects analysis (FMEA). International Journal of Mechanical and Production Engineering, ISSN: 2320-2092, v.1,Issue-6, Dec-2013

CRAIG, D. J. Stop depending on inspection. Quality Process, p. 39-44, july 2014.

FERNANDES, J. M. R.; REBELATO, M. G: Proposta de um método para integração entre QFD e FMEA. Gestão & Produção, v.13, n.2, p.245-259, mai.-ago. 2006.

HELMAN, H.; ANDERY, P. R. P. Análise de falhas: aplicação dos métodos de FMEA- FTA. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia UFMG, 1995. 156 p.

JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Juran’s Quality Control Handbook. 4th Ed, McGraw-Hill, 1988, 397 p.

PALADY, P. FMEA: nálise dos Modos de Falha e Efeitos: prevendo e prevenindo problemas antes que ocorram. São Paulo: IMAN, 2007.

THIOLLENT. M. Metodologia da Pesquisa-Ação. Local: Editora Cortez, v. 9ªedição.

TRIPP D. Pesquisa-ação: Uma introdução metodológica. São Paulo: editora, v.31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

ZAMBRANO, T.F.; MARTINS, M.F. Utilização do método FMEA para avaliação do risco ambiental. Gestão & Produção, São Carlos, v.14, n.2, p. 295-309, maio-ago. 2007.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.