O comportamento de compra dos consumidores do município de Jaboticabal – SP em relação aos serviços panificação: um estudo exploratório-descritivo / The buying behavior of consumers in the city of Jaboticabal - SP in relation to baking services: an exploratory - descriptive study

Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Sheila Farias Alves Garcia, Erica Ferreira Marques, Gustavo Barbieri Lima

Resumo


Este trabalho tem como objetivo caracterizar o comportamento de compra dos consumidores do município de Jaboticabal – SP em relação aos serviços panificação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica, de natureza exploratório-descritiva e abordagem quantitativa, utilizando como método de pesquisa o levantamento de dados. A amostra é não probabilística e por conveniência, sendo composta por 288 respondentes. Os resultados mostram que os consumidores analisados consideram a indicação de amigos, a tradição e a vontade de ter novas experiências de consumo fatores importantes na escolha de uma padaria. A melhoria dos serviços oferecidos, o aumento na diversidade de produtos ofertados e o bom atendimento podem constituir estratégias importantes para que as padarias incrementem seu nível de vantagem competitiva. A mudança para o "modelo gourmet" pode representar uma oportunidade de negócio a ser explorada.

Palavras-chave


comportamento do consumidor, comportamento de compra, qualidade em serviços

Texto completo:

PDF

Referências


ABIP. Associação Brasileira da Indústria de Panificação. Disponível em: . Acesso em 22 Mar. 2015.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

BNDES. Um panorama do segmento de padarias do Brasil. Gerência setorial de comércio e serviços, n26 / maio 2001.

BRYMAN, A. Research methods and organization studies. London: Unwin Hyman, 1989.

CHURCHILL, G.; PETER, P. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.

GRÖNROOS. Marketing: gerenciamento e serviços. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; CAMPOMAR, M. C.; IKEDA, A. A. Princípios de marketing de serviços. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MELLO, C. H. P. Modelo para projeto e desenvolvimento de serviços. 19 abr 2005. 315 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP.

MIGUEL, P. A. C.; SALOMI, G. E. Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços. Revista Produção, v. 4, n. 1, p 12- 30, 2004.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

REIS, L. G.; PIRES, E. A. Sistemas de gestão de qualidade: custos inerentes e o problema da descontinuidade. Revista Del Instituto Internacional de Costos, p. 53-72, 2009.

SANTOS, L.C.; VARVAKIS, G. e GOHR, C.F. Por que a estratégia de operações de serviços deveria ser diferente? Em busca de um modelo conceitual. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção – Florianópolis, SC, nov de 2004.

SINDIPAN. Sindicato e Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de São Paulo. Disponível em http://www.sindipan.org.br. Data de acesso: 08 de fevereiro de 2015.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-045

Apontamentos

  • Não há apontamentos.