Desafios do ensino a distância no Centro-Oeste / Challenges of distance education in Central West

Autores

  • Cristiana Aparecida de Paula Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-041

Palavras-chave:

Educação à Distância, Desafios, Problemáticas, Tecnologia, Inovação.

Resumo

O objetivo principal é compreender a construção dos saberes entre professores e estudantes. Os objetivos específicos visam conhecer as motivações que os levaram à atuação docente tutores na Educação a Distância (EAD), conseguir identificar a formação dos professores com suas experiências vivenciadas na carreira e revelar saberes e as práticas que permitiram tal evolução educacional. Além disso, percebe-se a necessidade de domínio das tecnologias de informação e comunicação em um mundo totalmente globalizado, de entender o processo de gestão e planejamento do tempo, e proporcionar capacidade de trabalhar em equipe e em interação com os alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Vale destacar que só começamos a compreender um pouco mais sobre a formação dos professores para atuarem nas salas de aulas com o aporte das tecnologias, quando tivemos a oportunidade de observar a pesquisa e a aplicabilidade da mesma nos cursos de licenciatura explanados no por artigos, a forma e maneira que são ofertados a distância pelas Universidades, a regra estabelecida pelo MEC em notas e percentuais de disciplinas, ou seja para acontecer existe um conjunto de normas especificas e regras que devem ser obedecidas tanto pelas Universidade, tutores e alunos. Observa-se que os cursos são disponibilizados aos professores que trabalhavam nos Núcleo de Tecnologias conforme artigo estudado. A busca por compreendermos o que se tem produzido de conhecimento científico acerca da docência na EAD, nos levou a fazer a revisão de leitura sistemática sobre as pesquisas realizadas, com a seguinte indagação: Que trabalhos, objetivos, resultados e aportes teórico-metodológicos fundamentaram as investigações, especialmente, da docência em cursos de formação de professores a distância? E esse é o movimento feito quando se busca a informação através de dados reais e vivenciados.

Referências

BRASIL, Casa Civil. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, p. 03, Brasília, DF, 26 mai. 2017.

CHARTIER, Roger. A visão do historiador modernista in: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. (Orgs). 8. ed. Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

MATTAR, J. Guia de Educação a distância. São Paulo: Cengage Learning. Portal Educação, 2011.

MINAYO, Maria C. de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência saúde coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-6, mar. 2012.

MINAYO, Maria C. Souza; DESLANDES, Suely F. D; GOMES, Romeu (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOORE, M; KEARSLEY, G. O distance education: a systems view. Belmont (USA): Wadsworth Publisging Company, 1996.

MORENO, Eliana Rodriguez. Desafios da docência em cursos de pedagogia a distância. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010. NISKIER, A. Educação a distância: a tecnologia da esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

Paula, C. A. de. (2020). Desafios do ensino a distância no Centro-Oeste / Challenges of distance education in Central West. Brazilian Journal of Business, 2(2), 1496–1503. https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-041

Edição

Seção

Artigos