A termoeconomia como ferramenta para a atribuição de custos em um sistema energético / Thermoeconomics as a tool for allocating costs in an energy system

Santiago del Rio Oliveira, Vicente Luiz Scalon, Délson Luiz Módolo

Resumo


A termoeconomia é a ciência que utiliza conceitos de termodinâmica e economia para a atribuição de custos de sistemas energéticos. A termoeconomia propõe uma distribuição de custos baseada em conceitos termodinâmicos da operação do sistema. Para isso, ela utiliza o conceito termodinâmico “exergia”, definido como sendo o máximo trabalho teórico que pode ser desenvolvido entre um sistema e o ambiente até o equilíbrio. A idéia básica da termoeconomia é que a exergia é a forma mais racional de atribuição de custos aos produtos de um sistema energético, visto que esse conceito está diretamente relacionado ao valor econômico de um fluxo. Nesse trabalho é apresentada a formulação básica de termodinâmica incluindo a equação da taxa de custos. Um estudo de caso didático é apresentado de forma a exemplificar a aplicação da formulação apresentada. Os resultados do estudo de caso são os custos dos produtos do estudo de caso (energia elétrica e calor para processo), bem como dos demais fluxos internos do sistema.

Palavras-chave


custos, exergia, termodinâmica, termoeconomia.

Texto completo:

PDF

Referências


MORAN, M. J.; SHAPIRO, H. N.; BOETTNER, D. D.; BAILEY, M. B. Princípios de termodinâmica para engenharia. 7. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

BOEHM, R. F.; Design analysis of thermal systems. John Wiley & Sons, 1987.

TSATSARONIS, G. Thermoeconomic analysis and optimization of energy systems. Progress in Energy and Combustion Science, p.227-257, 1993.

ERLACH, B.; SERRA, L; VALERO, A. Structural theory as standard for thermoeconomics. Energy Conversion and Management, n.40, p.1627-1649, 1999.

REISTAD, G. M.; GAGGIOLI, R. A. Thermodynamics: second law analysis. ACS Series 122, n.161, 1980.

TSATSARONIS, G; PISA, J. Exergoeconomic evaluation and optimization of energy systems – Application to the CGAM problem. Energy, n.19, p.287-321, 1994.

VIEIRA, L. S.; DONATELLI, J. L.; CRUZ, M. E. Integration of an iterative methodology for exergoeconomic improvemente of thermal systems with a process simulator. Energy Conversion and Management, n.45, p.2495-2523, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-031

Apontamentos

  • Não há apontamentos.