O Mix de Marketing como ferramenta de competitividade no mercado turístico: o caso do Mercure Aracaju Del Mar Hotel / The Marketing Mix as a tool for competitiveness in the tourist market: the case of Mercure Aracaju Del Mar Hotel

Aline Andrade Santos, Franderson Eudes Uchoa Duarte, Maria Janicleia Fernandes de Jesus

Resumo


O referido estudo tem como objetivo analisar a atuação do Mix de Marketing, junto ao mercado turístico, verificando os conceitos e correlação entre eles, quando inseridos num contexto de utilização por um empreendimento hoteleiro, de rede, que segue padrões estabelecidos por uma empresa que administra unidades em vários países. Assim, busca-se apontar os possíveis resultados do planejamento, implementação e monitoramento dessas estratégias, também, na indústria do turismo, buscando colaborar para aperfeiçoar e estabelecer o destino como competitivo. Destacam-se as características a serem alteradas, visando maior aceitação do público por meio do diferencial adquirido com o aprimoramento da oferta, o que consolida a marca através da imagem e dos benefícios que proporciona, agregando valor e, consequentemente, preço ao produto. Tendo como objeto de estudo o Hotel Mercure em Aracaju, verifica-se a forma de aplicação desse composto, sugerindo melhorias com base em estudos realizados acerca do tema. O percurso metodológico deu-se por meio de investigação de caráter exploratório, levantamento bibliográfico e trabalho de campo com uso de observação sistemática, entrevista semiestruturada e gravada, buscando conhecer a percepção sobre os elementos que compõem o marketing e os benefícios de sua aplicabilidade. Com base nas respostas obtidas, o estudo mostrou, na composição do produto, a importância da qualificação e treinamento dos funcionários, pois estes são peças fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento. O preço é adequado ao número de quartos inocupados que o hotel possui e também à praça, ou seja, ele é compatível com a visibilidade mercadológica do destino onde está inserido. Na promoção, o hotel possui um profissional responsável por cuidar do setor de vendas, com a função de formular pacotes promocionais e também fazer todo um trabalho de divulgação interna aos seus colaboradores, para que as vendas sejam realizadas por todos. No tocante aos canais de distribuição de seus produtos, o hotel é cadastrado em sites de compras, como, o Hotel Urbano, o Booking.com e no próprio site da rede Accor. Com base na pesquisa realizada, foi possível ver o quanto é difícil tornar-se e permanecer competitivo, mas isso é possível, a partir da gestão eficiente das ferramentas disponíveis no mercado, a exemplo do Mix de Marketing, a fim de consolidar um produto junto ao público alvo, utilizando-se de estratégias dinâmicas de promoção para estabelecer preço através do valor agregado e de canais de distribuição que facilitem essa conexão, colocando-o ao alcance do consumidor, dinamizando sua competitividade.


Palavras-chave


Mix de Marketing, Competitividade, Mercado turístico, Planejamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALPERT, M.I. Identification of determinant attributes: a comparison of methods. Journal of Marketing Research. Vol. 8, p. 184-191, maio, 1971.

CROCCO, L. [et al]; GIOIA, M. R. (Coordenador). Fundamentos de Marketing. – São Paulo: Saraiva, 2010 (Coleção de Marketing; v. 1).

FERRELL, O. C., HARTLINE, M. D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

GIL, A. C. Entrevista. In: Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São

Paulo: Atlas, 2008.

Disponível em

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle/ Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão - 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.

LEGRAIN, M., MAGAIN, D. Plano de Marketing. Série empresas Emergentes. Makron Books. São Paulo, 1992.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

ORTIZ, C. F. Marketing_pessoal.com: sua marca e estratégia dentro e fora da internet. – São Paulo: Atlas, 2015.

POLIZEI, E. Plano de marketing/ Eder Polizei. – São Paulo: Cangage Learning, 2008.

SIMÕES, R. Marketing Básico. São Paulo: Saraiva, 1976.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv2n2-024

Apontamentos

  • Não há apontamentos.