Ações sobre bem-estar animal e zoonoses em escola do sertão nordestino / Actions about animal welfare and zoonosis in school of northeast hinterland

Anita de Souza Silva, Aécio Silva Júnior, Renata Rocha da Silva, Patricia Rosalba Salvador Moura Costa, Roseane Nunes de Santana Campos

Resumo


A convivência com animais de estimação traz muitos benefícios aos seres humanos, no entanto, o desconhecimento dos fundamentos sobre a tutoria responsável e os cuidados inadequados com os cães e gatos afeta diretamente o bem-estar de todos os envolvidos e possibilita o aumento nas taxas de transmissão de doenças, apresentando um risco para a saúde pública. O trabalho teve como objetivo, orientar estudantes do ensino infantil e fundamental menor da escola Escrava Anastácia em Canindé do São Francisco, Sergipe sobre guarda responsável com relação a cães e gatos e risco de zoonoses, sendo esses temas abordados de forma lúdica, com dramatizações e brincadeiras. A ação contou com vídeos interativos, teatro e jogos lúdicos abordando os temas de maus tratos e guarda responsável no final das atividades os estudantes recebiam uma pintura facial de cão ou gato, além disso levavam para as residências folders educativos com a finalidade de orientar os responsáveis e vizinhança. A prática da guarda responsável assegura não somente o bem-estar e a saúde dos animais como também reduze os riscos de zoonoses, melhorando a saúde pública da comunidade.

 


Palavras-chave


animais, educação, guarda responsável, saúde pública.

Texto completo:

PDF

Referências


Broom, D.M.; Molento, C.F.M., Bem-estar animal: conceitos e questões relacionadas -revisão. Archives of Veterinary Science. Curitiba, v.9, n.2, p.1-11, 2004.

FAWC – Farm Animal Welfare Council.

Disponível: http://www.fawc.org.uk/freedoms.htm. Acesso 25 de setembro, 2019.

Fraser, A. F.; Broom, D. M., Comportamento e bem-estar de animais domésticos. 4ed.Barueri: Manole, 438p, 2010.

Harvey, D.; Hubbard, C., Reconsidering the political economy off arm animal welfare: Na anatomy of market failure., Food Policy 38 p105–114, 2013.

Hiby, E.,Scoping review of indicators and methods of measurement used to evaluate the impact of dog population management interventions, Veterinary Research 13:143, 2017.

Nogueira, F. T. A. Posse responsável de animais de estimação no bairro da Graúna – Paraty, RJ. Educação Ambiental, v. 2, p. 49-54, 2009.

Panegossi; M.F.C. et al., Necessidade de orientação dos tutores sobre posse responsável canina, ARS Veterinaria, Jaboticabal, SP, v.32, n.2, p. 088-091, 2016.

Soto, F.R.M. et al., Avaliação de experiência com programa educativo de posse responsável em cães e gatos em escolas públicas de ensino fundamental da zona rural do município de Ibiúna, SP, Brasil, Revista Ciência em Extensão, v.2 n.2, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.