Caracterização de atributos de qualidade do solo e recomendação de calagem e adubação para sistemas de cultivo com inclusão de soja / Characterization of soil quality attributes and recommending liming and fertilizing for cultivation systems with soy inclusion

Autores

  • Thalia Aparecida Segatto
  • Leonardo Cesar Pradebon
  • Eduarda Donadel Port
  • Iago Jardim Santos
  • Jordana Schiavo
  • Matheus Guilherme Libardoni Meotti
  • Leonir Terezinha Uhde

Palavras-chave:

soja, antecedentes culturais, solo.

Resumo

As práticas de manejo do solo (químicas, físicas e biológicas), associadas a um conjunto de práticas conservacionistas, são fundamentais para a melhoria dos solos, do ambiente e para o aumento da produtividade. O trabalho teve como objetivo caracterizar os atributos de qualidade do solo em sistemas de cultivo com inclusão da soja e dimensionar a recomendação de calagem e adubação para as culturas de inverno. Foram realizadas coletas de plantas para diagnóstico de massa verde e contagem de plantas por metro linear para determinação da população de plantas. Além dessas, foi feita a amostragem de solo para fins de avaliação dos atributos físicos e químicos do mesmo e, posteriormente, as recomendações de calagem e adubação. A interpretação dos resultados das análises do solo e as recomendações de adubação nos sistemas de cultivo canola/milho grão/soja e nabo forrageiro/milho grão/soja, permitiu observar que as diferenças de adubação são pequenas entre os sistemas de inverno – safra 2019 –, o que é explicado, em parte, pelo fato de as culturas de nabo forrageiro e canola pertencerem à mesma família botânica e proporcionarem benefícios semelhantes às plantas. As condições de fertilidade do solo, relacionadas com a reação do solo (pH) e a disponibilidade de nutrientes e ausência de elementos tóxicos e não restrição física (compactação), permitem concluir que as condições de solo são favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos.

Referências

COMISSÃO DE QUIMICA E FERTILIDADE DO SOLO- RS/SC. Manual de adubação e de calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10. 225 p. CQFS-RS/SC – COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO - RS/SC. Manual de calagem e adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Santa Maria: SBCS-NRS, 2016.

BARROS, T.; JARDINE, J. Nabo Forrageiro. EMBRAPA. Brasília. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fbl23vn002wx5eo0sawqe38tspejq.htmlAcesso em: 28 de março de 2019>

LINK, D.; COSTA, E.; MARIO, J.L. Insetos associados a colza resultados preliminares. In: REUNIÃO ANUAL DE PROGRAMAÇÃO DE PESQUISA E DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA COLZA. Porto Alegre,1981, 2p. (mimeografado).

AGROLINK. NUNES, José Luis da Silva. Características da soja (Glycine Max). [S.l]: [2016]. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/culturas/soja/informacoes/caracteristicas_361509.html>. Acesso em: 4 de abril de 2019.

EMBRAPA. BARROS, Talita Delgrossi; JARDINE, José Gilberto. Nabo forrageiro. Brasília: Embrapa, [201-?]. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fbl23vn002wx5eo0sawqe38tspejq.html>. Acesso em: 2 de abril de 2019.

EMBRAPA. Soja. Londrina: Embrapa, [201-?]. Disponivel em: <https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1>. Acesso em: 4 de abril de 2019.

________. A matéria orgânica do solo. [S.l]: 2010. Disponível em: <https://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2010/07/materia-organica-do-solo.html>. Acesso em: 2 de abril de 2019.

________. Adubação verde, fonte de nutrientes para as plantas. Porto Alegre: [2012]. Disponível em: <https://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2012/11/adubacao-verde-fonte-de-nutrientes-para.htm>. Acesso em: 2 de abril de 2019.

TMG. Cultivares. Rondonópolis: TMG, [201-?]. Disponível em: <http://www.tmg.agr.br/cultivar/tmg-7262-rr>. Acesso em: 4 de abril de 2019.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Segatto, T. A., Pradebon, L. C., Port, E. D., Santos, I. J., Schiavo, J., Meotti, M. G. L., & Uhde, L. T. (2020). Caracterização de atributos de qualidade do solo e recomendação de calagem e adubação para sistemas de cultivo com inclusão de soja / Characterization of soil quality attributes and recommending liming and fertilizing for cultivation systems with soy inclusion. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 3(1), 225–231. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/8058

Edição

Seção

Artigos originais