Horta escolar agroecológica

Silvio Santos Lacrose Sandes, José Wlamir Barreto Soares, José Anderson Ribeiro de Souza, Carlos Enrique Costa Santos, Ísis Lustosa Lacrose Sandes

Resumo


A horta escolar é o espaço propício onde os estudantes aprendem os benefícios de se alimentar de uma forma saudável. No mais, aprendem a cultivar alimentos mais saudáveis, pois como se sabe, jovens não costumam comer verduras e legumes. O fato de cultivar os alimentos é uma forma de estimular os mesmos a comê-los. A solidariedade também é desenvolvida com a integração entre os alunos e os professores. A criação do minhocário e da horta agroecológica teve como objetivo sensibilizar os participantes para a construção de minhocários e hortas urbanas, uma prática sustentável que promove a redução do desperdício, a reciclagem do lixo orgânico e sua transformação em adubo e nutrientes para a terra e vasos.


Palavras-chave


Horta escolar; Sustentabilidade; Agroecologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, A. F. CARRIJO, B. R. CANDIOTTO, L. Z. P. [org.]. Desenvolvimento Territorial e agroecologia. 1° edição. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC – Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010.

FREIRE, J. L. O. Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Cadernos Temáticos, v. 20, p. 93 – 95, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra,1996.

MININNI-MEDINA, N. A educação Ambiental para o século XXI. IBAMA, Série Meio Ambiente em Debate, Brasília, 1996.

MORGADO, F. da S.; SANTOS, M. A. A. dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. EXTENSIO - Revista Eletrônica de Extensão. n. 6, p. 1-10, 2008.

SILVA, Kleber Grübel et al. (org.). Agroecologia: um caminho amigável de conservação da natureza e valorização da vida. Rio Grande: NEMA, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.