Avaliação da origem e frequência de produtos cárneos caprinos e ovinos comercializados no município de Petrolândia por meio de App / Evaluation of the origin and frequency of goat and meat products marked in the city of Petrolândia by App

Liliane Lopes de Souza, Ana Maria Cabral Duarte, Cristilane Lopes de Souza, Edja Sabrina Sá Santos, Girlene Cordeiro de Lima Santos, Hidelberg Oliveira Albuquerque, Héldon José Oliveira Albuquerque, Thiago Lucas Freire Nascimento

Resumo


A produção de caprinos e ovinos representa a oferta de carne e leite e seus derivados, favorecendo o aspecto alimentar especialmente da população rural e para a própria estrutura econômica das regiões onde é desenvolvida, já que constitui uma alternativa econômica viável e sustentável, principalmente para pequenos e médios produtores. Objetivou-se obter informações sobre a comercialização de produtos cárneos de caprinos e ovinos na cidade de Petrolândia- PE. Foi empregada uma pesquisa descritiva do tipo survey, a partir de entrevistas direcionados aos proprietários e/ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais alimentícios da cidade. A coleta dos dados foi feita entre os meses de dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, por meio do uso de um aplicativo Zooquestion contendo um questionário semiestruturado como forma norteadora para as entrevistas. Foi possível obter as informações referentes a comercialização, frequência de recebimento, quantidade adquirida pelo comerciante e o tipo de abate empregado nesses animais. Foram obtidas as entrevistas com os proprietários e/ou responsáveis por 65 estabelecimentos comerciais alimentícios do município, dentre eles: 30 supermercados, 16 estabelecimentos dentro do mercado público, 1 frigorífico avícola, 1 atacado, 5 açougues, 3 lojas agropecuárias, 5 padarias, 1 salgadeira e 3 proprietários autônomos. Dos estabelecimentos com potencial para comercialização de carne, 21,73% comercializavam carne caprina, enquanto que 17,39% carne ovina. As vísceras encontradas em 50% dos estabelecimentos, o leite e seus derivados apresentaram uma baixa expressão na comercialização, assim como a pele que foi encontrado apenas um ponto na cidade, e o esterco apenas proprietários autônomos que buscam e revendem o produto. Com isso, é possível inferir que o comércio de caprinos e ovinos em Petrolândia – PE é marcado por uma modesta comercialização desses produtos e subprodutos em locais formais, como supermercados e lojas agropecuárias, sendo mais comum encontrar esses produtos e subprodutos em açougues e mercado público.


Palavras-chave


Caprinovinocultura, comércio, produtos cárneos, tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, L. G. C. et al. Produção de carne ovina com foco no consumidor. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18, p. 2014.

CARVALHO, G. A. et al. Caracterização do mercado da carne ovina em sobral, estado do Ceará. Informações Econômicas, 46, 5-15, 2016.

COSTA, R. G. et al. Buchada caprina: características físico-químicas e microbiológicas. Campina Grande: Editora Impressos Adilson, 2007. 93p.

EMBRAPA. Cadeias produtivas da caprino-ovinocultura. Disponível em: Acesso em 13 de Agosto de 2019.

FIGEIREDO JUNIOR, C. A. et al. O mercado da carne de ovinos e caprinos no Nordeste: avanços e entraves. BNB, Fortaleza: CE, Brasil, 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de dados Agregados. Tabela 3939: Efetivo dos rebanhos, por tipo de rebanho. Disponível em: Acesso em 26 de Jul de 2021.

LENNAN, M. L. F. C.; AVRICHIR, I. A prática da replicação em pesquisas do tipo survey em administração de empresas. Administração: Ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p.39 - 61, 2013.

LUCENA, L. P. et al. Cadeia produtiva da ovinocultura em Mato Grosso do Sul: uma análise de seu sistema de coordenação agroindustrial. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. No. 1349-2016-107194. 2008.

MAGALHÃES, K. et al. Caprinos e ovinos no Brasil: análise da Produção da Pecuária Municipal 2019. Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos Boletim Nº 11 | Sobral, CE – dezembro, 2020.

MORENO, G. M. B. et al. Rendimento dos componentes não-carcaça de cordeiros alimentados com silagem de milho ou cana-de-açúcar e dois níveis de concentrado. Revista Brasileira de Zootecnia, p. 2878-2885, 2011.

PESSOA, R. M. S. et al. A percepção do consumidor de carne ovina e caprina no município de Olho d’Água – PB. PUBVET. v.12, n.5, a96, p.1-6, Mai, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n3-106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.