Gestão da cadeia de suprimentos do girassol de campo novo do Parecis, Mato Grosso - 2014 / Sunflower supply chain management in campo novo do Parecis, Mato Grosso - 2014

Rosana Sifuentes Machado, Dryelle Sifuentes Pallaoro, Aluisio Brigido Borba Filho

Resumo


Convencionalmente, as políticas públicas relativas à infraestrutura logística são tratadas dissociadas da realidade dos sistemas produtivos agrícola. Além disso, a logística conta com elementos essências para governança e coordenação das cadeias de suprimento, que movimentam as cadeias produtivas em uma dinâmica sistêmica. Nas economias globalizadas a produtividade e competitividade se dão, sobretudo pela eficiência dos mercados de bens e serviços; na pratica os consumidores globais buscam velocidade, acessibilidade e acurasse em suas transações comerciais. Nesse ponto de vista, o estudo apresenta discussões sobre os entraves no gerenciamento da cadeia de suprimentos do girassol no município de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, na safra de 2013/2014, uma vez que, o município é o principal produtor nacional do grão. O estudo permeia aspectos relacionados aos custos e coordenação da cadeia de suprimentos, descrevendo o fluxo entre os seus diversos agentes e parceiros. O método abordado foi o indutivo e dedutivo, a pesquisa exploratória e descritiva a partir da literatura, com aplicação de questionário previamente elaborado e entrevista direta com os produtores.  


Palavras-chave


competitividade, entrave logístico, Helianthus annuus.

Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5ª ed.

São Paulo: Bookman, 2006. 616p.

CARDOSO, J. R. Manejo integrado de pragas em grãos armazenados. 2009. 33f.

Monografia (Curso de Pós-Graduação Lato Sensu) – Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

CONAB. Acompanhamento da safra brasileira de grãos: safra 2013/14. Brasília: CONAB,

Disponível em: http://www.conab.gov.br. Acesso em: 22 set. 2014.

FAO. FAO food price index. Roma: FAO, 2014. Disponível em:

. Acesso em: 05 mar. 2014

FARIA, A.C.; COSTA, M.F.G. da. Gestão de custos logísticos. São Paulo: Atlas, 2005. 448p.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n3-104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.