A estrutura fundiária implantada na bacia hidrográfica do Ribeirão Garcia em Blumenau, SC e sua relação com as inundações / The structure of land in implanted basin Ribeirão Garcia in Blumenau, SC and its relation to flood

Priscila Dionara Krambeck Braun, Carlos Loch

Resumo


No Brasil, em especial no município de Blumenau em Santa Catarina, os desastres naturais localizados como os deslizamentos de encostas e as inundações mais do que eventos naturais, transformaram-se em verdadeiras catástrofes. Responsáveis por expressivos danos e perdas, de caráter social, econômico e ambiental, os desastres naturais tem tido recorrências e os impactos sucessivamente mais intensos. Todo assentamento humano é influenciado por seu sítio físico, sobre o qual também age em uma relação bidirecional. No caso da bacia hidrográfica do Ribeirão Garcia em Blumenau – SC, a interação entre a ação da sociedade e a ação do meio ocorre com maior intensidade em função da força dos elementos naturais que compõem a bacia hidrográfica. Com o objetivo de ampliar o entendimento sobre os processos de inundação o presente trabalho busca caracterizar e analisar a evolução histórica da estrutura fundiária e urbanística da bacia hidrográfica do Ribeirão Garcia e sua relação com as inundações.


Palavras-chave


estrutura fundiária, inundações.

Texto completo:

PDF

Referências


BLUMENAU (1980). Decreto Municipal nº 1.567/1980. Blumenau: Diário Oficial do Município, Arquivo Histórico do Município de Blumenau.

BLUMENAU (1864). Mapa (1864) com a demarcação dos lotes coloniais. Blumenau: PMB/Arquivo Histórico.

BRAUN, P.D.K.(2013). Proposta metodológica de análise para a gestão de bacias hidrográficas sujeitas a inundações. Tese (Doutorado em Engenharia Civil), Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 230 f., 2013.

PELUSO, V.A.; SIEBERT, C.(2000) A evolução urbana de Blumenau: a cidade se forma (1850 – 1938). In: Nosso Passado (in) comum. Editora da FURB, Blumenau-SC, pp. 184 – 191.

PORATH, S.L.(2004). A paisagem de rios urbanos: a presença do rio Itajaí-Açu na cidade de Blumenau. Dissertação (Mestrado em Arquitetura), Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 230 f., 2004.

SIEBERT, C.F.(1997). Estruturação e desenvolvimento da rede urbana do Vale do Itajaí. Editora da FURB, Blumenau, pp.118.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n3-102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.