Viabilidade da implantação de uma cisterna no CMEI Jacira Bongiolo Verona / The viability of implementing a cistern in the CMEI Jacira Bongiolo Verona

Angela Lionço, Luciana Espíndula de Quadros, Fernanda Cristina Araujo, Eloy Lemos de Mello

Resumo


Apesar do Brasil ser privilegiado em relação a quantidade de água, sua distribuição é heterogênea e decorrente dos altos índices de poluição, temos uma queda na qualidade da água. Visando evitar desperdícios, a captação e aproveitamento de água da chuva estão se tornando alternativas cada vez mais viáveis. Considerando este contexto, este trabalho tem por objetivo estudar a viabilidade de uma possível implantação de uma cisterna no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Jacira Bongiolo Verona, na cidade de São Miguel do Iguaçu - Paraná. A área de captação será o telhado do CMEI e, por ser um local que acumula muitas impurezas e sujeiras, assim poluindo a água captada, será utilizado um sistema de desvio de águas primárias do tipo DESVIUFPE, buscando melhorar a qualidade deste recurso. Para o transporte da água será utilizado o sistema de calhas que já existe no CMEI. O dimensionamento do reservatório, será calculado seguindo o Método Prático Inglês. O projeto prevê a utilização dos seguintes materiais: canos de PVC, ligações do tipo tê’s, luvas, reservatório de plástico e uma torneira para a retirada da água. A água captada será utilizada para fins não potáveis como, limpeza dos espaços internos e externos.


Palavras-chave


Captação, reservatório, reuso.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, L, F,. “Desviufpe Como Barreira Sanitária Para Melhoria Da Qualidade De Água De Chuva Em Zona Rural: Determinação De Deposição Seca E Melhoria De Desempenho.” 2017. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10844: Instalações prediais de águas pluviais. Rio de Janeiro: Moderna, 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de chuva -Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis -Requisitos. Rio de Janeiro: Moderna, 2007.

MARTINI, C. “Viabilidade da Implantação de Cisternas para a Captação de Água da Chuva em Propriedades Rurais do Município de Ita-SC.” 2014. Monografia de Especialização (Especialista na Pós Graduação em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Câmpus Medianeira, [S. l.], 2013.

MOURA, M, R, F,; SILVA, S, R; BARROS, E, X, R. (2017) “Análise de Implantação De Um Sistema de Aproveitamento de Água Pluvial em um Empreendimento Residencial na Cidade De Recife-Pe. Tecnológica, Pernambuco” 2017 (22-1) pp. 66-72.

MOREIRA, Tatiana Martinez; SEO, Emília Satoshi Miyamaru. Reúso da água de chuva: uma alternativa sustentável para os períodos de escassez hídrica. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, [s. l.], v. 4, ed. 1, 2021. DOI 10.34188/bjaerv4n1-056. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJAER/article/view/24544/19610. Acesso em: 19 jul. 2021.

QUADROS, L, E. “A Ocorrência de Secas Meteorológicas no Estado Do Paraná: Utilizando Dados Históricos e Simulados.” Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Unioeste, [S. l.], 2017.

SEEGER, L, M, K; SARl, V; PAIVA, E, M, C, D. (2007). “Análise Comparativa do Aproveitamento da Água da Chuva na Lavagem de Veículos em duas Cidades da Região Sul e Centro-Oeste.” In Anais do XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS. 20117, 17, pp. 1-16.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n3-047

Apontamentos

  • Não há apontamentos.