Uso da krigagem indicatriz na avaliação de regiões para produção de feijão-caupi no estado da Bahia / Indicator kriging in the evaluation of regions for the production of bean/cowpea in the state of Bahia

Guido Gustavo Humada González, Gilberto Rodrigues Liska, Belén Gaete Humada

Resumo


O feijão-caupi constitui-se em um dos principais componentes da dieta alimentar nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. A deficiência de água é um dos fatores mais limitantes para a obtenção de elevadas produtividades; portanto, recomenda-se sua implantação em regiões com índices de precipitação que satisfaçam as necessidades da cultura. Objetivou-se analisar a estrutura da dependência espacial de dados de precipitação pluvial anual no estado da Bahia e a construção do mapa de probabilidade utilizando-se a técnica de krigagem indicadora com vista na localização de regiões de risco com altas e baixas probabilidades de precipitação inferiores a 500 mm. Os dados em estudo referem-se às informações de precipitação pluvial anual coletadas no ano 2014 no estado de Bahia; foram ajustados e comparados os modelos Gaussiano, exponencial e esférico. Os resultados mostram que o modelo Gaussiano se ajusta melhor aos dados, os quais apresentam dependência espacial forte, A técnica de krigagem indicadora mostra-se eficiente no mapeamento da probabilidade de precipitação em relação ao valor de corte estabelecido. Não é recomendado produzir feijão-caupi na região nordeste e no centro norte do estado da Bahia.


Palavras-chave


distribuição espacial, regiões de risco, precipitação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M.A. et al. Espacialização da Respiração Basal de um Plintossolo sob pastagem. Braz. J. Anim. Environ. Res., Curitiba, v. 2, n. 4, p. 1423-1443, 2019.

ASSAD, M.L. et al. Mapeamento da probabilidade de ocorrência de termiteiros por krigagem indicatriz. Caderno de Informações Georeferênciadas, Campinas, v. 1, n. 3, 1999. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2003.

ASSUMPÇÃO, R.A.B.; URIBE-OPAZO, M.A.; GODOY, E.; JOHANN, J.A. Uso da krigagem indicatriz na avaliação da probabilidade da produtividade de soja segundo os padrões regional, estadual e nacional. Acta Scientiarum Agronomy, v.29, p. 165-171, 2007.

CAMBARDELLA, C. A.; MOORMAN, T. B.; NOVAK, J. M.; PARKIN, T.B.; KARLEN, D. L.; TURCO, R. F.; KONOPKA, A. E. Field-scale variability of soil properties in Central Iowa soils. Soil Science Society America Journal, Madison, v. 58, p. 1501-1511, 1994.

EMPRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Cultivo de feijão-caupi. Disponível em: < http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Feijao/FeijaoCaupi/index.htm>

Acesso em: 07 ago. 2015.

MELLO, C. R.; VIOLA, M. R.; CURI, N.; SILVA, A. M. Distribuição espacial da precipitação e da erosividade da chuva mensal e anual no estado de espírito santo. Revista Brasileira de Ciências do Solo, Viçosa, v. 36, p. 1878-1891, 2012.

R DEVELOPMENT CORE TEAM R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. ISBN 3-900051-07-0. Disponível em: . Acesso em: 9 dez. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n3-002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.