Avaliação do ciclo de vida (ACV) na caprinocultura de leite: um estudo bibliométrico / Life cycle assessment (LCA) in dairy goat: a bibliometric study

Vinicius Brack Gestaro, Verônica Schmidt

Resumo


A produção agropecuária e a indústria buscam buscando sistemas de produção e processos produtivos que visem conhecer e mensurar os impactos gerados e a fim de minimizá-los ao longo da cadeia produtiva. Uma ferramenta utilizada para este fim é a Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV). Neste contexto, o presente estudo objetivou identificar a bibliografia que aborde a análise de ciclo de vida (ACV) na cadeia produtiva de caprinos leiteiros. Realizou-se a pesquisa bibliográfica através um levantamento da produção acadêmica sobre Análise do Ciclo de Vida na produção de leite caprino, usando como fonte de dados a plataforma de pesquisa Science Direct, no período de 2001 até 2019. Na busca da plataforma utilizaram-se as palavras-chave “Life cycle assessemt e dairy goat”. A pesquisa identificou 9 artigos e uma publicação em evento, todos publicados na língua inglesa. A plataforma identificou 14 autores individualizados e 1.327 palavras relacionadas, as palavras mais frequentes foram milk (1,9%), environmental (1,8%), goat (1,7%) e production (1,6%). A ACV na cadeia produtiva do leite caprino é recente e limitada a alguns países e não tem sido estudada por grupos interdisciplinares e interinstitucionais de pesquisadores.

 


Palavras-chave


bibliometria, caprinos leiteiros

Texto completo:

PDF

Referências


ANACLETO, C. Ecoeficiência e produção mais limpa: uma análise das publicações em quatro periódicos brasileiros da engenharia de produção. Sistemas & Gestão, v.7, p.476-489, 2012.

EMBRAPA CAPRINOS E OVINOS. Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos. Produção Mundial. Disponível em: . Acesso em: 11 Jul. 2020.

FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations. FAOSTAT 2018. Disponível em: . Acessado em: Dez. 2020.

FLORINDO, T.J. et al. Carbon footprint and life cycle costing of beef cattle in the Brazilian midwest. Journal of Cleaner Production, v.147, p.119–129, 2017

GESTARO, V.B. et al. Produção de leite de cabra ecoeficiente: uma abordagem pelo uso da água. In: SIMPÓSIO DE CIÊNCIA DO AGRONEGÓCIO, 7, 2019, Porto Alegre. Anais ... Porto Alegre: UFRGS, 2019. p. 691-699.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde. 2a edição. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1993.

SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem. Caprinocultura: criação e manejo de caprinos de leite. Brasília: Senar, 2020.




DOI: https://doi.org/10.34188/bjaerv4n2-060

Apontamentos

  • Não há apontamentos.